Glossário do E-Commerce

Essa página é destinada a explicar conceitos gerais sobre compras e vendas online.

A

API - É um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. A sigla API refere-se ao termo em inglês "Application Programming Interface" que significa em tradução para o português "Interface de Programação de Aplicativos".


B


Busca Orgânica - corresponde a todos os resultados de busca de um portal de busca que não são pagos por anunciantes (no formato link patrocinado). Estes resultados foram obtidos por meio fórmulas matemáticas e parâmetros de popularidade (ver PageRank), para serem exibidos por ordem de relevância.


C


Carrinho de Compras (Shopping Cart) - parte essencial de uma loja virtual, corresponde à página onde o internauta verifica os itens que deseja adquirir da loja. Para o gerente de e-commerce é fundamental medir o índice de abandono de visitantes por meio do funil de vendas.


Cross border - operação de um pedido do e-commerce efetuado para entrega em outro país.


Cross-docking - Prática logística onde a loja virtual vende o produto mas não possui em estoque. Um sistema de back office consulta o estoque de um parceiro e consolida o pedido após a confirmação de pagamento. O parceiro fatura e despacha o produto para a loja que vendeu online que por sua vez envia ao consumidor.


E


E.R.P (Enterprise Resource Planning) - são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio à decisão, etc).


E-SEDEX - é um serviço expresso para o envio de mercadorias, adquiridas por meio do comércio eletrônico com tratamento prioritário e entrega em domicílio. A diferença básica entre o E-Sedex e o SEDEX é o valor do frete. O E-SEDEX possui um custo menor, comparado com o Sedex, mas atenção: ele não está disponível em todas as cidades. O SEDEX tradicional cobre todo o território brasileiro.

***Atualização 29/12/2016: Segundo informações dos Correios o serviço de E-Sedex será descontinuado a partir de 01/01/2017. Postagens a partir desa data não serão permitidas. ***

G


Gestão de Risco de Fraude - conjunto de técnicas que pode ou não envolver a utilização de softwares de análise e são utilizadas para decidir se o pedido de uma loja virtual foi feito por uma pessoa idônea ou se é de origem fraudulenta.


H


HTML (HyperText Markup Language - Linguagem de Marcação de Hipertexto) - É  uma linguagem considerada a base de todas as outras linguagens de desenvolvimento de projetos para WEB. Com ela você pode compartilhar fotos, vídeos, músicas, textos e fazer muitas coisas. Acesse nosso curso gratuito de HTML Para Vendedores no Mercado Livre.


I


Intermediador de Pagamento - são um tipo de sistema de pagamentos em que o estabelecimento não precisa afiliar-se junto às operadoras e bancos. Quando uma loja virtual utiliza um intermediário, a transação é feita no banco ou operadora em nome do intermediário, que recebe o pagamento e é responsável pela aprovação da venda e pela transferência do valor à loja virtual conforme suas regras. São sistemas bastante rápidos de implantar e voltados principalmente para pessoas físicas e pequenas operações de e-commerce.


P


PAC - consiste na modalidade mais utilizada no comércio eletrônico depois do SEDEX e E-SEDEX, devido ao seu baixo custo de envio. Foi desenvolvido pelos Correios especialmente para clientes do segmento de encomendas não-expressas. É a solução ideal para quem não tem urgência em suas remessas, mas exige economia e garantia de prazo. 


Painel de Administração ou Admin - no segmento de comércio eletrônico, é parte do sistema de uma loja virtual com acesso restrito, em que o gerente de e-commerce tem acesso a toda administração da loja. Nesse painel, o lojista pode, dentre outras coisas, cuidar da gestão dos pedidos, inserir, excluir ou editar produtos, verificar pagamentos, monitorar dados de audiência, etc.


Plataforma de e-commerce - Em Comércio Eletrônico o sistema responsável pela loja virtual é conhecido como plataforma. A plataforma possibilita que os produtos sejam cadastrados, expostos e vendidos. Ela é a responsável tanto pela parte que o visitante vê, quanto pela parte administrativa do lojista.


No varejo eletrônico chamamos de plataforma de e-commerce o sistema responsável pelo gerenciamento e visualização da loja na Web. É o sistema que nos possibilita criar a loja virtual e também gerenciá-la, incluindo produtos, gerenciando estoques, preços e estoques, além de outras funções que fazem parte do dia-a-dia de um comércio eletrônico.

R


ROI (R.O.I. – Return on Investment) - em português, é chamado de  Retorno sobre o Investimento e corresponde ao  índice que mede a rentabilidade de um investimento em relação ao  volume de recursos investidos. Expressão muito usada por agências e anunciantes que indica a eficácia de uma campanha, ou seja, seu resultado líquido.


S


SEM (Search Engine Marketing) - é um conjunto de técnicas de Marketing na internet que tem por objetivo a promoção de um website nas páginas de resultado (SERPs) de um buscador (Google, Yahoo, MSN, etc.). O SEM é dividido em duas categorias: links patrocinados e SEO.


SEO (Search Engine Optimization) - é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca. Quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica. Serviço de Atendimento ao Consumidor: também conhecidos pela sigla SAC, são serviços prestados por empresas diretamente ao consumidor final, como locação de veículos, manutenção e reparos, empresas públicas, restaurantes, transporte, telefonia, dentre outros. Muito mais conteúdo sobre SEO.


SERPs - esta é a abreviação do termo em inglês “Search Engine Results Pages” (Páginas de Resultados dos Portais de Busca). O objetivo final das técnicas de SEO é ter o seu site no alto das SERPs.


Site responsivo - site adaptado para dispositivos móveis, com configurações e/ou layout desenhados para o formato mobile, adaptando-se ao tamanho da tela e otimizando a navegação.

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