quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Top 6 Aplicativos Indispensáveis para Vendedores do Mercado Livre



Ser um vendedor do Mercado Livre é ser um empreendedor acima de tudo, ou seja, vencer obstáculos que aparecem a cada minuto, trabalhar muitas vezes sozinho ou com pouco pessoal, ter que ser especialista em todas as áreas da administração e ainda dominar o nicho do produto/serviço que oferece. É claro que não podemos fazer tudo isso e mais um pouco somente sentados o tempo todo no escritório. Fazer bom uso da tecnologia e de recursos que temos a mão pode nos ajudar nessa jornada que é ser um vendedor do Mercado Livre. 
Os famosos App's(aplicativos) de smartphones voltados para negócio ajudam muito os empreendedores e podem fazer diferença pra agilizar seus negócios.
A seguir listo os principais aplicativos que uso no meu dia a dia como vendedor do Mercado Livre e que são uma verdadeira "mão na roda" para deixar minhas tarefas mais práticas e ágeis. Observação: todos os aplicativos foram instalados em smartphones Android, porém todos tem suas respectivas versões para outros sistema ou ainda algum aplicativo similar.


Mercado Livre

Começarei pelo próprio aplicativo do Mercado Livre. Se você é um vendedor do Mercado Livre e ainda não tem esse aplicativo instalado pare o que você está fazendo e instale agora! A principal vantagem é clara: Notificações sobre novas perguntas e vendas, diretamente em seu celular. Isso permite que você esteja ligado sobre o que ocorre acerca de seus anúncios e vendas de onde estiver. Imagine que você está em um almoço, preso no trânsito, "em dia de folga" ou em qualquer situação fora do contexto do seu local de trabalho. Você pode ficar atualizado de tudo o que ocorre em sua conta. 

Instabilidade?

Quando comecei a utilizar esse aplicativo, há cerca de 1 ano, confesso que o mesmo tinha algumas instabildades. Não sei se isso era devido ao meu celular(na época um Moto E), mas ultimamente o aplicativo está numa versão bem estável e tranquila. Estou com outro celular(Moto X2) e trabalho normalmente com o aplicativo. 
Algumas instabilidades ainda permanecem, como no momento de verificar estoque em que as cores de alguns produtos aparecem misturadas. Pra garantir uso o aplicativo somente para notificações e consultas rápidas, deixando a parte pesada para quando estiver no escritório usando o notebook e acesso ao painel pelo navegador de internet(como enviar mensagens para clientes, imprimir etiquetas, gerenciar estoque de forma consistente, etc).
Nota média na PlayStore: 4,5

Mercado Pago

É o intermediário de pagamento do Mercado Livre. Para saber mais sobre essa ferramenta veja meu artigo MercadoPago Além do Mercado Livre
O aplicativo permite fazer todas as transações possíveis, como criar botões de pagamento, recarregar o celular, efetuar um pagamento.. enfim, gerenciar sua conta no MercadoPago de forma prática e muito ágil.
Nota média na PlayStore: 4,5

Evernote

O Evernote é um espaço de trabalho moderno que permite que você seja mais produtivo. Se você faz parte de uma equipe de profissionais que deseja trabalhar em conjunto de forma mais eficiente, o app vai ajudar a atingir seus objetivos.A principal função é ser um arquivo de diversas informações, sejam elas feitas em texto, áudio ou foto.

OLX

Expandir os canais de venda é sempre indispensável, principalmente em canais com muitos usuários e que permite anunciar de forma gratuita. Independente do seu ramo de atuação, eu recomendo anunciar no OLX, pois dará mais visibilidade para seu produto/serviço.
Dica: Você não precisa anunciar exatamente como faz no Mercado Livre, pode fazer anúncios mais genéricos nas categorias que quer aparecer, a fim de chamar atenção e ter mais prospecção.

O aplicativo e novas funcionalidades

O aplicativo do OLX é bem estável e algumas novas funcionalidades deixaram o uso e a interação com possíveis compradores bem mais práticas e agradáveis. Algumas novidades que talvez você não conheça são:

  • OLX Direto: Gateway de pagamento que você pode integrar na sua conta. As taxas de uso seguem os padrões de MercadoPago;
  • Chat: Sistema de chat integrado a cada anúncio. O interessado pergunta diretamente no anúncio e você recebe notificação sobre esse contato, podendo interagir e conversar no chat.
A criação e gerenciamento dos anúncios funciona muito bem tanto o navegador quanto no aplicativo.
Nota média na PlayStore: 4,0


Asana

É um fantástico gerenciador de projetos. Com o Asana você pode criar, organizar e gerenciar seus projetos, bem como tarefas e prazos estipulados. Se você trabalha em equipe então o uso de um recurso como o Asana se torna indispensável. Você pode por exemplo ter a demanda de criação de uma série de anúncios no Mercado Livre que terá a necessidade de passar pelas mãos de 2 ou mais pessoas da sua equipe(criação de template, tratamento de fotos, cadastro de estoque etc...). Nesse caso o Asana é instalado nos celulares dos usuários e todos recebem notificações das interações e ficam sabendo o status da criação.
Nota média na PlayStore: 4,1

Photobucket

Muitos vendedores do Mercado Livre já utilizam os servidores do Photobucket para hospedar as imagens que usam nas descrições dos anúncios, de forma gratuita. O aplicativo, além de deixar o gerenciamento das imagens na palma da mão, fornece ferramentas para edição rápida das imagens, backup em nuvem entre outros recursos bem interessantes. 
Nota média na PlayStore: 4,0

Conclusão

Essa é uma lista pequena de aplicativos que uso e que me ajudam muito no cotidiano como vendedor do Mercado Livre em conjunto com outras tarefas que tenho que desempenhar. E você? Já usa algum aplicativo da lista? Qual a sua lista de aplicativos? Dê sua opinião e compartilhe suas ideias com a comunidade. Toda opinião e informação é bem vinda, desde que feita com respeito. Forte abraço e até a próxima! 

4 comentários:

  1. Gostei muito das dicas. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, que bom que gostou! Acompanhe nosso blog e não perca nenhum artigo. Abraços! ;)

      Excluir
  2. Olá!
    uso uma ferramenta que faz toda a gestão do mercado livre com os correios, onde me dá diversos tipos de relatórios! com essa ferramenta tenho controle no que estou postando e pagando! vale a pena conferir
    wiki.sgpweb.com.br / sgpweb.com.br

    Espero que gostem !!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir