terça-feira, 2 de abril de 2019

Alteração nas Variáveis de Reputação... E Agora?

Recentemente o Mercado Livre ajustou algumas variáveis de reputação do vendedor, ou seja, que afetam a forma como a reputação é calculada. Você sabe o quanto essa mudança impactou na sua reputação?


Primeiramente, o que é a reputação do ponto de vista do Mercado Livre?

A reputação é o lugar que você ocupa dentro do ranking de vendedores. Ela é representada por uma cor: vermelha, laranja, amarelo, verde claro ou verde escuro. Existe ainda o programa de Mercado Líderes, onde a partir de determinada meta você pode ser Mercado Líder, Gold ou ainda Platinum.

Vigência e atualização do seu status

Vale sempre lembrar que as informações que contam para avaliar sua reputação como vendedor são sempre relativas aos 3 últimos meses + dias do mês atual. Por exemplo, estou escrevendo este conteúdo no dia 2 de Abril de 2019. Minha reputação como vendedor leva em consideração meu histórico no site nos meses de Janeiro, Fevereiro, Março e os dias 1 e 2 de Abril. Quando virar esses mês, Janeiro já não será levado em consideração na contagem.

O que mudou?

A principal mudança que percebi nas variáveis foi a questão do percentual de vendas entregues ao Correio com atraso. Antes não podia ser superior a 20% e agora essa meta baixou para 15%.
Outros números: Número de reclamações  tem que estar abaixo de 3% do total das vendas. Já vendas canceladas tem que ficar abaixo de 5%.

Abaixo segue o texto original do próprio Mercado Livre tirado da página sobre reputação.

"O que levamos em consideração para calcular a sua reputação
Calculamos a sua reputação com base na experiência que você oferecer aos seus compradores. Por isso, quando alcançar as suas primeiras 10 vendas, estas serão as variáveis que vamos considerar para calculá-la:

Vendas com reclamações do comprador
Se você é vendedor verde, suas vendas com reclamações não poderão exceder 3% do total de vendas.
Se você é vendedor amarelo, suas vendas com reclamações não poderão exceder 7% do total de vendas.
Se você é vendedor laranja, suas vendas com reclamações não poderão exceder 12% do total de vendas.
Tempo para postar os produtos nos Correios ou entregar à transportadora
Ao usar o Mercado Envios, compararemos o seu tempo com o dos vendedores de cada categoria.

Se você é vendedor verde, seu tempo de envio não poderá exceder 15% do total de vendas.
Se você é vendedor amarelo, seu tempo de envio não poderá exceder 20% do total de vendas.
Se você é vendedor laranja, seu tempo de envio não poderá exceder 30% do total de vendas.
Se você tem um bom desempenho nessas variáveis, a sua cor como vendedor será verde. E se tiver 3 ou mais vendas nos últimos 3 meses, será verde escuro.

Se vende veículos, cada reserva de sucesso também contribui para a sua reputação
A partir da sua quinta entrega bem-sucedida, você comecará a exibir uma reputação. Se um comprador cancelar a reserva, a sua reputação não será afetada. Caso você cancele, isso poderá afetar o seu status como MercadoLíder.

Qual é o prazo de referência para calcular a sua reputação
Vamos considerar o total de suas vendas concretizadas nos últimos 3 meses mais os dias do mês vigente. Se essa quantidade não chegar a 60, vamos considerar o total de vendas dos últimos 5 anos.

Algumas exceções…
Reclamações
Não vamos considerar as reclamações que forem iniciadas quando:

O comprador se arrepender da compra.
O comprador quiser trocar o produto de Acessórios para Veículos ou Calçados, Roupas e Bolsas por outro tamanho, cor ou modelo.
Prazo para postar os seus produtos nos Correios ou entregar à transportadora
Não levaremos em consideração as vendas da categoria arte e artesanato: Gravuras, Esculturas, Alianças, Outras Quantidades e Outros.

Total de vendas
Não contaremos as vendas que foram canceladas porque o comprador se arrependeu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário