segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Sobre Frete Grátis no Mercado Livre

Sobre Frete Grátis no Mercado Livre

Estamos partindo do princípio de uma compra feita com Mercado Envios(Correios).

Vamos começar com o simples: O que é Frete Grátis?

É quando o vendedor/loja não cobra a entrega por determinada compra, arcando com os custos de entrega. O frete grátis pode ser oferecido em determinadas regiões do país, a partir de um certo valor de compra, enfim com diversas variáveis que dependem da estratégia do vendedor. Mas não se iluda, o frete grátis está de alguma forma diluído no valor final do produto.

Como funciona o Frete Grátis no Mercado Livre?

No momento do cadastro do anúncio, o vendedor tem as seguintes opções referentes ao frete:
  1. O frete fica por conta do comprador;
  2. O frete fica por conta do vendedor(menos regiões Norte e Nordeste);
  3. O frete fica por conta do vendedor(incluindo regiões Norte e Nordeste).

*Nas duas últimas opções o vendedor pode incluir ou não Sedex.
Escolhendo a opção de arcar com o frete, o valor do frete médio daquele produto é descontado do valor que o vendedor atribuirá para o produto. Naturalmente incluindo regiões Norte e Nordeste o valor aumenta um pouco.
Se você é comprador no Mercado Livre pode ter encontrado o mesmo produto do mesmo vendedor em dois anúncios diferentes e com valores diferentes. Muitas vezes o anúncio com valor mais elevado oferece o "Frete Grátis". Essa é uma estratégia que os vendedores podem adotar para sentir qual a melhor saída de um determinado produto.
Vale lembrar que o Mercado Livre não condena essa prática e tudo isso está relacionado com a Lei da Oferta e da Procura. Fato! Sem "mimimi" de vendedor  achando que o valor que o concorrente coloca irá prejudicar sua venda. Basta oferecer uma estratégia melhor ;)

Comparando entre Vendedores que oferecem e que não oferecem frete grátis

Um dos itens de comparação entre produtos de diferentes vendedores é a questão do frete, ok?! Partindo dessa premissa basta pegar um vendedor X que oferece o frete grátis e comparar o valor do produto com um vendedor Y que não oferece frete grátis somado com o valor do frete.

Conclusão

A estratégia de frete grátis no Mercado Livre não é enganação, é simplesmente uma estratégia de venda que pode atrair mais clientes mas não é garantia de sucesso sobre determinado anúncio. Aqui mesmo na empresa que estou consultor já tentamos adotar o 'frete grátis' sem relativo sucesso. Se você for um comprador, não se iluda achando que frete grátis é o melhor atrativo para escolher um ou outro vendedor.

15 comentários:

  1. sobre o frete gratis para atrair comprador e depois que o comprador confirma a compra aparece o valor do frete essa estratégia é enganação sim pode consultar um advogado que ele esclarece e não ficar fazendo os compradores de otário até que alguem mova uma ação judicial ai vão gastar uma boa grana pessoal que compra no mercado fique ligados o frete gratis que eles colocam é para atrair o comprador se ligue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou de acordo com o cancelamento do frete grátis para apenas a região norte e nordeste, para ter sido mais justo deveria ter sido todo território nacional, compro no mercado livre a muito tempo sou cliente fiel pois encontro produtos que não encontro na região nordeste devido as inúmeras compras já realizadas tinha o beneficio do frete grátis agora do nada retiram este beneficio isso foi injusto com os clientes do mercado livre, aqui deixo minha reclamação e que deixarei de comprar pelo mercado livre menos um cliente!

      Excluir
    2. Meu amigo eu estou com vc....achei muita ignorância.. não deveriam ter feito isso...fui finalizar uma compra e cobraram pelo frete no final..desisti.. apoio vc é tbm não compro mais nada em quanto não resolverem isso! Um absurdo!

      Excluir
  2. O valor do frete só aparece se o comprador burro escolher a opção sedex ou expresso, em vez de grátis.

    ResponderExcluir
  3. O valor do frete gratos pode mudar de acordo com o peso do Produto?
    preciso enviar uma encomenda que pesa 12KG
    n

    ResponderExcluir
  4. Com o mesmo vendedor comprando três produtos cobram três valor de frete no mesmo endereço poxa uma só entrega três valores??

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Porque há produtos que não tem frete gratis, mesmo ultrapassando varias vezes a meta de preço do mercado pontos? EX: De acordo com a regra eu ganho frete gratis no produtos a partir de 100,00, porem nem todos os produtos de 100,00 ou mais de 100,00 oferecem frete gratis para mim que tenho direito segundo as regras do mercado pontos. Alguém me explica como funciona essa logica?.

    ResponderExcluir
  7. No caso eu como vendedor, se coloco para arcar com o frete, o mesmo é descontado do pagamento que eu receber? Por exemplo... a mercadoria era 600, e o frete 50. Receberei apenas 550, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma p*** de uma enganação para os para para os vendedores. No meu caso eu tenho um produto que que que custa r$ 120 eles descontam r$ 33 de frete mas 16% da venda somando tudo. Eu tenho que arcar com r$ 5 do meu próprio bolso. Na verdade Mercado Livre está fazendo os vendedores pagar pelas vendas

      Excluir
  8. Não estou de acordo com o cancelamento do frete grátis para apenas a região norte e nordeste, para ter sido mais justo deveria ter sido todo território nacional, compro no mercado livre a muito tempo sou cliente fiel pois encontro produtos que não encontro na região nordeste devido as inúmeras compras já realizadas tinha o beneficio do frete grátis agora do nada retiram este beneficio isso foi injusto com os clientes do mercado livre, aqui deixo minha reclamação e que deixarei de comprar pelo mercado livre menos um cliente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. somos 2, sou nivel lendario, e agora cade meu beneficio pelas inumeras compras que fiz no ML. um cliente a menos.

      Excluir
  9. Pois é. Eu também sou outro que depois dessa, tive que abandonar quase 100 por cento das compras. Uma pena

    ResponderExcluir