Nesse mês de maio tivemos aqui na empresa uma situação inusitada. Numa venda aparentemente normal o Mercado Livre nos informou na página de detalhe da venda o seguinte: "Detectamos atividade suspeita nessa transação. Não entregue o produto no Correio". No caso de eu já ter postado o produto, como só usamos MercadoEnvios, não teria problema pois a transação estaria segurada.
Entrei em contato com o Mercado Livre para esclarecer essa situação, visto que mesmo estando segurado por usar sempre o MercadoEnvios a dor de cabeça seria desnecessária, bastando no momento da detecção da tal atividade suspeita eles cancelarem a venda ou no mínimo bloquearem a impressão da etiqueta de envio através do meu painel.
Sobre aviso de atitude suspeita na venda, o atendente me informou o seguinte: "Esta mensagem pode aparecer em duas situações, quando um comprador contesta um pagamento por cartão junto a administradora ou quando o comprador, tem movimentações suspeitas. Os critérios para considerar uma negociação 'suspeita', são internos e de poder somente da equipe de segurança."
Ficou claro pela resposta que ele não iria abrir nenhuma informação específica sobre a venda em si. Perguntei então: "Não seria o caso de bloquear a impressão da etiqueta? Não digo por mim, pois leio sempre atentamente os pedidos, mas para os mais 'desavisados' que costumam imprimir direto e já enviar o produto.. na verdade até eu posso qualquer dia fazer isso sem querer..." e a resposta foi: "Na verdade a análise de movimentação suspeita é feita de forma bem mais detalhada, do que a da aprovação do pagamento e como o sistema é automático, identificou o pagamento gera a etiqueta, só depois deixamos a mensagem que é quando a análise foi concluída. Nesses casos se o vendedor enviar, estará seguro por ter usado MercadoEnvios ou por poder comprovar a entrega, não que ele terá prejuízos, pois, não permitiremos que isso ocorra, mas evita transtornos."
De fato, se o vendedor não utiliza MercadoEnvios tem o botão para enviar documentação comprovando o envio. Porém toda essa parte burocrática poderia ser evitada se o sistema bloqueasse a venda, pelo menos no caso do vendedor ainda não ter impresso a etiqueta de envio. Claro que existem várias premissas, mas no meu caso específico onde uso MercadoEnvios no anúncio daria sim para a equipe de segurança , ao identificar a atividade suspeita e perceber que a etiqueta ainda não tinha sido impressa, bloquear a mesma.
Enfim, pelo menos ficou comprovada a eficiência da equipe de segurança, que mesmo a etiqueta sendo liberada conseguiu analisar mais a fundo e perceber risco na transação.
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