quinta-feira, 14 de julho de 2016

Top 10 Dicas Para Comprar em Segurança No Mercado Livre



Introdução
Comprar pela internet oferece inúmeras vantagens, principalmente nos dias de hoje onde tempo é valioso. Em se tratando do Mercado Livre temos ainda a comodidade de um Marketplace campeão de vendas na América Latina, com muitos usuários. Entre as vantagens de se comprar no Mercado Livre estão:
  • Não há a necessidade de se locomover até a loja;
  • Não é necessário lidar com vendedores inconvenientes;
  • Não existem filas enormes para pagar;
  • Você consegue fazer cotações de forma muito prática e acertiva;
  • Você pode comprar no horário que quiser.
Mas nem tudo são flores e se não tomar cuidado com alguns detalhes você pode ter dor de cabeça. Separei 10 Dicas que considero chave e se não garantem o sucesso de sua compra, minimizam e muito os riscos em compras feitas no Mercado Livre:

1 - Compare os Preços Antes de Comprar
Determinado produto pode ter preços que variam bastante de um vendedor para outro. Por isso, é importante pesquisar preços entre os vendedores do site, nas listagens dos produtos e também utilizando de buscas internas. Nos anúncios você também pode obter a opinião de outros compradores em relação ao produto e conhecer a avaliação do vendedor em vários quesitos, como prazos de entrega, atendimento pós-venda e política de devolução.

2 - Verifique a reputação atual do Vendedor no Site
Preço e prazo de entrega não são os únicos fatores que devem ser considerados nas compras pelo Mercado Livre. Faça uma análise das qualificações que determinado vendedor recebeu através de suas últimas vendas.

3 - Prazo de entrega
Pergunte o Prazo de Postagem ANTES de efetuar a compra. Mesmo que o anúncio ofereça MercadoEnvios e que você consiga simular o prazo de entrega, esse prazo só começa a contar quando o vendedor entrega o pacote nos Correios. Por inúmeras razões a postagem pode atrasar ou ainda pode ocorrer do vendedor não ter atualizado o estoque e o produto estar indisponível.
Muitos vendedores inserem informações de prazo de postagem na descrição dos anúncios. Leia sempre a descrição dos anúncios!

4 - Se o produto for pra presente ou tiver data pra usá-lo Compre com Antecedência
Se você vai presentear alguém, geralmente tem prazo para isso: uma data de aniversário, o feriado de Natal e assim por diante. Se você pretende comprar o presente pela internet, deve fazê-lo com o máximo de antecedência para não correr o risco de a entrega ser feita depois da data em questão.
Isso pode acontecer por vários motivos: o pedido ser extraviado antes de chegar à sua casa; a confirmação de pagamento demorar, fazendo com que o vendedor tarde a enviar a mercadoria; temporais impossibilitarem a entrega na sua região dentro do período previsto; entre outros.
Comprando com antecedência, haverá mais meios para resolver problemas do tipo a tempo, mesmo que a solução seja comprar o presente em outro lugar e pedir a devolução do valor pago.

5 - Leia a descrição antes de fechar a compra
Ao comprar pela internet, você não tem o benefício de testar pessoalmente o produto, tal como acontece nas lojas físicas. Por isso, é importante se informar sobre todas as características do produto antes de comprá-lo. Eis alguns aspectos que as pessoas costumam não observar:

  • Tipo de tomada ou voltagem;
  • Uso de pilhas ou bateria;
  • Dimensões físicas;
  • Acessórios que acompanham o produto;
  • Combinação de cores;
  • Requisitos para o produto funcionar.
Os fatores, é claro, variam conforme o tipo de produto. Mas, via de regra, o consumidor deve verificar não só as características disponíveis na página do anúncio, mas também as informações fornecidas pelo fabricante em seu site, quando possível. Pesquisar por opiniões a respeito do produto também é uma boa ideia.

6 - Direito ao arrependimento de compra e à devolução do produto
Por lei, o consumidor que faz compras pela internet tem o direito de se arrepender da compra no prazo de até sete dias (corridos) após o recebimento do produto, desde que a solicitação seja devidamente formalizada. A loja deve fornecer informações claras para tanto e devolver todo o valor pago pelo usuário em tempo hábil.
Caso o produto já tenha sido entregue, a devolução não pode ser impedida sob o argumento de que o procedimento não é feito depois que o pacote do pedido foi aberto.

7 - Políticas do Mercado Livre e do Vendedor
Um serviço de comércio eletrônico sério disponibiliza as condições de uso do site, assim como as políticas de privacidade. É importante se atentar a esses detalhes porque eles tratam de como as suas informações são utilizadas. O vendedor tem o respaldo de criar suas próprias Políticas desde que respeitem o Código de Defesa do Consumidor e as Políticas do Mercado Livre.

8 - Evite fazer compras a partir de computadores públicos ou redes Wi-Fi abertas
Sempre que possível, faça as suas compras a partir de computadores próprios. Computadores públicos (de uma lan house ou da faculdade, por exemplo) podem não ter recursos de segurança importantes, como atualizações de sistema operacional e antivírus, havendo mais chances de existir ali malwares capazes de capturar informações pessoais, como login, senhas e número de cartão de crédito.
Compras a partir de redes Wi-Fi abertas ou públicas também devem ser evitadas. Não se sabe exatamente quem controla essas redes, assim, o risco de dados confidenciais serem interceptados a partir delas é maior.

9 - Cuide da segurança do seu computador ou dispositivo móvel
De nada adianta fazer compras on-line a partir de equipamentos próprios se estes tiverem problemas de segurança. Lembre-se de que, ao se cadastrar em uma loja ou efetuar uma transação, você está fornecendo informações sigilosas, portanto, deve ter alguns cuidados, entre eles:

  • Manter seu sistema operacional e programas (principalmente navegadores) atualizados;
  • Utilizar um antivírus e não se esquecer de também mantê-lo atualizado;
  • Ter cuidado com links, sites e e-mails falsos que direcionam para arquivos maliciosos.

10 - Fuja de produtos "xing-ling"
A oferta de itens de marcas desconhecidas ou que imitam produtos famosos — como o iPhone — é muito alta no Brasil. Quase sempre, estes itens têm qualidade duvidosa e a sua venda não é permitida no país, indicando que vendedor que o comercializa pode ter atividades irregulares e, portanto, prejudiciais ao consumidor. Assim, não corra riscos: evite esse tipo de produto. O Mercado Livre tem regras quanto a isso porém a devida fiscalização é inviável visto que existem muitos vendedores e anúncios sendo criados. Caso se depare com um anúncio que ofereça produtos falsificados denuncie.

Finalizando
Não se esqueça de guardar e-mails emitidos pelos vendedores, comprovantes de pagamento, notas fiscais ou qualquer outro documento ou comunicado referente às suas compras. Estes itens comprovam o compromisso assumido pela empresa com você e podem ser úteis em reclamações e processos judiciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário