quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Devoluções Expressas - O que são e quando utilizar?




O que é uma Devolução Expressa?

É a forma que um comprador tem para devolver um produto de maneira simplificada, não sendo necessário ser aberta uma reclamação.

Como funciona?

O anúncio que estiver cadastrado como Novo e consequentemente oferecer Mercado Envios terá o benefício disponível, menos se pertencer a alguma das seguintes categorias excluídas:

  • Adultos
  • Banho, Saúde e Higiene do Bebê
  • Moda Íntima e Lingerie
  • Alimentação para Bebê
  • Beleza e Cuidado Pessoal
  • Saúde
  • Alimentos e Bebidas
  • Brincos
  • Suplementos Alimentares
  • Animais
  • Ingressos
Devemos considerar que somente alguns compradores podem usar com um limite por ano de acordo com o nível no Mercado Pontos. Confira abaixo na tabela de níveis do Mercado Pontos os limites de uso por parte do comprador.  Procure pelo número de devoluções simplificadas grátis por ano.


[TABELA NÍVEIS MERCADO PONTOS]

Quando o comprador iniciar a devolução, o vendedor verá o dinheiro como retido. Em seguida, o Mercado Livre debita da conta do vendedor no Mercado Pago e estorna a tarifa de venda.
O comprador terá o dinheiro de volta num processo de estorno normal:
- Pagamento feito por boleto ou dinheiro em conta no Mercado Pago - O dinheiro aparece como crédito na conta do comprador no Mercado Pago.
- Pagamento feito com cartão de crédito - O estorno é feito junto à operadora do cartão e aparecerá como crédito na fatura em até 2 faturas subsequentes.

Qual é o impacto na reputação do vendedor?

Se o comprador recebeu o produto com algum problema, a devolução contará como uma nova reclamação. Mas se, por exemplo, ele devolve a compra porque os Correios demoraram para entregá-lo ou porque se arrependeu, isso não afetará a reputação.
Para o vendedor conseguir se manter na cor verde é necessário ter menos de 5% de vendas com reclamações.

O que acontece se o comprador agir de má-fé?

No caso do vendedor não receber o produto nas mesmas condições que enviou, terá 5 dias para avisar o Mercado Livre que recebeu o produto com um problema. Recomendo sempre filmar o "unboxing"(abertura da caixa) do produto para ter uma prova concreta em caso de problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário