O que é uma Devolução Expressa?
É a forma que um comprador tem para devolver um produto de maneira simplificada, não sendo necessário ser aberta uma reclamação.
Como funciona?
O anúncio que estiver cadastrado como Novo e consequentemente oferecer Mercado Envios terá o benefício disponível, menos se pertencer a alguma das seguintes categorias excluídas:
- Adultos
- Banho, Saúde e Higiene do Bebê
- Moda Íntima e Lingerie
- Alimentação para Bebê
- Beleza e Cuidado Pessoal
- Saúde
- Alimentos e Bebidas
- Brincos
- Suplementos Alimentares
- Animais
- Ingressos
Devemos considerar que somente alguns compradores podem usar com um limite por ano de acordo com o nível no Mercado Pontos. Confira abaixo na tabela de níveis do Mercado Pontos os limites de uso por parte do comprador. Procure pelo número de devoluções simplificadas grátis por ano.
[TABELA NÍVEIS MERCADO PONTOS] |
Quando o comprador iniciar a devolução, o vendedor verá o dinheiro como retido. Em seguida, o Mercado Livre debita da conta do vendedor no Mercado Pago e estorna a tarifa de venda.
O comprador terá o dinheiro de volta num processo de estorno normal:
- Pagamento feito por boleto ou dinheiro em conta no Mercado Pago - O dinheiro aparece como crédito na conta do comprador no Mercado Pago.
- Pagamento feito com cartão de crédito - O estorno é feito junto à operadora do cartão e aparecerá como crédito na fatura em até 2 faturas subsequentes.
Qual é o impacto na reputação do vendedor?
Se o comprador recebeu o produto com algum problema, a devolução contará como uma nova reclamação. Mas se, por exemplo, ele devolve a compra porque os Correios demoraram para entregá-lo ou porque se arrependeu, isso não afetará a reputação.
Para o vendedor conseguir se manter na cor verde é necessário ter menos de 5% de vendas com reclamações.
O que acontece se o comprador agir de má-fé?
No caso do vendedor não receber o produto nas mesmas condições que enviou, terá 5 dias para avisar o Mercado Livre que recebeu o produto com um problema. Recomendo sempre filmar o "unboxing"(abertura da caixa) do produto para ter uma prova concreta em caso de problema.
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