terça-feira, 15 de agosto de 2017

Urgente! Carrinho de Compras no Mercado Livre + Mercado Pontos [ATUALIZADO 20/12/2017]


Mercado Livre - Carrinho de Compras


Nessa semana os usuários do Mercado Livre foram surpreendidos com o tão aclamado Carrinho de Compras, implementado sem aviso algum. Ao abrir o site já estava lá o ícone do carrinho e essa ferramenta já funcional. Dei uma analisada rápida no recurso e nesse artigo explano como está estruturado o esquema do Carrinho, bem como o recurso MercadoPontos , que irá fazer toda a diferença nesse novo modelo da plataforma.


O Carrinho de Compras

Carrinho de Compras no Mercado Livre

Pelas primeiras impressões o carrinho funciona acumulando os fretes dos anúncios/produtos adicionados e sem descontar valores. Na verdade ainda é gerada uma etiqueta para cada anúncio/produto adquirido, mesmo sendo os produtos do mesmo vendedor. Você deve estar se perguntando: "Mas qual a vantagem do carrinho implementado nessas condições??". Além da questão de organizar os produtos que deseja adquirir tem a questão que virá a seguir que é o Mercado Pontos.

Mercado Pontos

É uma ferramenta de engajamento implementada na plataforma do Mercado Livre já faz um tempo. Com o sistema de pontuação o usuário acumula pontos, vai passando de níveis e dessa forma ganha frete grátis para compras a partir de valor "X", valor esse que depende do nível do usuário.
O primeiro nível(qualquer usuário já começa nesse nível) já tem frete grátis para produtos/anúncios a partir de R$120*

Tabela Níveis Mercado Pontos [ATUALIZADA 20/12/2017]

*Confira na página de Termos e Condições da ferramenta as condições para um produto/anúncio oferecer frete grátis. Clique Aqui! 

Carrinho de Compras + Mercado Pontos

Essas duas ferramentas trabalhando juntas tem uma funcionalidade muito vantajosa para ambas as partes(comprador e vendedor). O comprador consegue inserir diversos produtos no carrinho e se a somatória dos valores de cada anúncio inserido for igual ou superior ao requerido, o frete é grátis!

Exemplos onde o frete é grátis:
1 - O comprador novo insere no carrinho 2 produtos de R$60 do mesmo vendedor ou vendedores diferentes e os anúncios são válidos para o MercadoPontos;
2 - Usuário nível 4 insere no carrinho 2 produtos de R$50 do mesmo vendedor ou vendedores diferentes e os anúncios são válidos para o MercadoPontos.

Exemplos onde o frete não é grátis:
1 - O comprador novo insere no carrinho 2 produtos de R$60 do mesmo vendedor ou vendedores diferentes porém um dos vendedores tem amarelo no termômetro de reputação;
2 - Usuário nível 2 insere no carrinho 2 produtos de R$50 do mesmo vendedor ou vendedores diferentes e os anúncios são válidos para o MercadoPontos.

Conclusão

A notícia sobre inserção de carrinho de compras pelo Mercado Livre é talvez a mais esperada pelos usuários do site. Na prática talvez tenha faltado uma lógica para gerar somente uma etiqueta com valor reduzido no caso de produtos do mesmo vendedor, mas não quer dizer que não esteja à caminho uma alteração nesse sentido. Porém a integração com o Mercado Pontos traz uma vantagem para o uso do carrinho de compras, que mesmo com produtos de vendedores diferentes pode acarretar em frete grátis pelo valor dos produtos.

Referências:

https://www.mercadolivre.com.br/mercadopontos
https://www.mercadolivre.com.br/mercadopontos/info
http://contato.mercadolivre.com.br/ajuda/Termos-e-condi%C3%A7%C3%B5es-do-Mercado-Pontos_3101

62 comentários:

  1. Sua conclusão é muito adequada. Muitas vezes já havíamos definido o que comprar, mas tínhamos que nos organizar por "favoritos". Além de melhorar a organização, a interação com MercadoPontos é muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Laerte, obrigado pelo retorno! Aguardemos como será a fluidez da ferramenta, que promete ser boa para vendedores e compradores. Abraço!

      Excluir
    2. a ideia de ter o carrinho é boa, porém, tive um gravíssimo problema na última compra. comprei quatro produtos, e, entre eles, de vendedores diferentes, a compra foi cancelada. o ato dessa compra foi dia 18/11, já se passaram 12 dias, 7 dias úteis, e nada de reembolso. lembrando que esse valor deveria aparecer na parte de mercado pago, mas até agora, nada! muito sacanagem isso! conversei com alguns vendedores, eles disseram que o que pode ter acontecido é um vendedor ter cancelado uma das compras por não haver a peça no estoque, e, assim, o mercado livre cancela a compra inteira. isso é um puta sacanagem! fiquei esperando 10 dias, e nada do produto sair, quando, em fim, apareceu como compra cancelada por falta de pagamento, o que foi mais irritante, uma vez que paguei a vista, no boleto! revoltado, fiz esse vídeo ( https://www.youtube.com/watch?v=5KhXJI5jNz4&t=19s )

      Excluir
  2. Acho que o carrinho de compras ainda precisa ser aprimorado, pois estava vendo anúncios de um certo vendedor e unitariamente saia menos de $10 o frete de cada produto ao colocar 2 produtos o frete foi para mais de $30 e com 3 para mais de $50 (se comprar separado cada o frete total não chegaria a $30), por isso imagino que pelo menos agora devam usar um sistema de etiqueta de postagem unica para todos os itens no carrinho do mesmo vendedor, senão não teria lógica no valor do frete subir mais que na compra separada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo, obrigado por somar nos comentários! Sem dúvida seria bom eles irem aprimorando a ferramenta e esse ponto que mencionou realmente já está fazendo falta. Abraço!

      Excluir
    2. Ola Rafael... sou mais uma vitima do ML... vendedora, batalhando todos os dias, e o ML só puxando tapete.
      Estou fazendo um abaixo assinado na internet, para enviar ao Procon, solicitando SAC por Telefone para Clientes do ML (ou seja, para os vendedores).
      Por favor, divulgue e vamos ver se conseguimos mudar essa falta de respeito do ML para com os vendedores.
      Se eu conseguir 20.000 assinaturas, tamb[em vou encaminhar ao Ministerio Publico.
      Vamos conseguir!

      https://www.change.org/p/funda%C3%A7%C3%A3o-procon-que-o-mercado-livre-tenha-um-telefone-de-sac?recruiter=40527924&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

      Excluir
  3. acabei de fazer uma compra de 7 itens, economizando 150,00 de frete!! tdo de lugar diferente... amei... ficou mto bom. So falta no aplicativo.

    ResponderExcluir
  4. acabei de fazer uma compra e só gerou um boleto, sera que o pagamento vão para os devidos vendedores ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem aconteceu isso comigo.
      voce recebel tudo certo ?
      to na duvida agora 😐

      Excluir
  5. Como faço para incluir mais itens no carrinho

    ResponderExcluir
  6. FIZ UMA COMPRA COM 6 PRODUTOS DIFERENTE! APENAS UM DEU PROBLEMA! DESSA FORMA NAO ESTOU CONSEGUINDO ABRIR UMA RECLAMAÇAO! FICOU UMA PORCARIA DESSE JEITO! DEU COMPO PRODUTO ENTREGUE E ATE HOJE O PRODUTO NAO APARECEU!

    ResponderExcluir
  7. Deveria ter a opção do carrinho de compras no aplicativo também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais tem, hoje mesmo já fiz bom uso dela 👏

      Excluir
  8. Alguém sabe porque alguns itens podem ser inseridos no carrinho de comoras e outros não? Estava com 2 itens no carrinho e quando fui selecionar o terceiro item só apareceia a opção de comprar. Não consegui colocar no carrinho. Percebi que vários outros anúncios não tinham a opção de por no carrinho. Não entendi a lógica disso. Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe porque alguns itens podem ser inseridos no carrinho de comoras e outros não? Estava com 2 itens no carrinho e quando fui selecionar o terceiro item só apareceia a opção de comprar. Não consegui colocar no carrinho. Percebi que vários outros anúncios não tinham a opção de por no carrinho. Não entendi a lógica disso. Alguém sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o vendedor que não tem carrinho deve está com termômetro no amarelo ou vermelho, confira se é isso mesmo.

      Excluir
  10. No texto em vermelho, revise o último parágrafo, ele contém erros. Parabéns pela postagem toda.

    ResponderExcluir
  11. Posso usar o carrinho de compras para lojas/vendedores diferentes mesmo, perguntei para um vendedor ele disse que pode usar so se for para a mesma loja? Alguém ja testou deu certo?

    ResponderExcluir
  12. Eu fiz duas compras da seguinte forma. estou no nível 4. dai total de compras deu 100 reais e o vendedor estava dentro das regras, consegui comprar itens de 8 reais e ate 1,20 cada um, de vendedores diferentes e frete gratis. Mas após duas compras assim, o carrinho mudou e agora aparece q tem q ser 60 reais de um mesmo produto e tal. Alguém sabe explicar ou aconteceu com vcs tbm? Parece que o mercado livre passa mel na boca da gente e depois tira kkkk. Foda, já tava animado para comprar mais coisas nesse esquema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu a mesma coisa comigo ,no mês de setembro realizei a compra de 3 produtos no mercado livre de vendedores diferentes e tive frete grátis no carrinho todo,esse mês com 9 itens no carrinho estava com o frete grátis também ,mais na hora de finalizar a compra apareceu cobrando o frete de cada produto

      Excluir
    2. Aconteceu isso cmg tbm...
      comprei 5 produtos de preços variáveis o valor total da compra de 126,00
      ganhei frete grátis para os 5 produtos. Até empolguei deixei um tanto de produto nos favoritos.
      Agr só dá frete grátis se cada produto for acima de 60,00

      Excluir
    3. Exatamente Jean.. mesma coisa comigo.. agora tem q somar 60 reais do MESMO produto.. muito zuado.. comprei vairas coisas de 10 reais entregaram.. agora nao da mais

      Excluir
  13. Comprei pelo carrinho do mercado livre faz 4 dias e a 4 dias foi aprovado meu pagamento , e agora diz que estao preparando meu produto , quantos dias eles tem pra manda os produtos pra mim ?

    ResponderExcluir
  14. eu tenho 7 produtos no meu carrinho gostaria de saber se eu posso parcelar esses produtos em um cartão só e alguns produtos estão para parcelar em 10 vezes e em outro aparece que no máximo em 2vezes.
    posso parcelar tudo em 10 vexes eu terei que fazer os parcelamentos individuais no processo sugerido de cada vendedor

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde alguém sabe pq alguns produtos não consegui colocar no carrinho , só tem opção de compra e o vendedor tem reputação ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os produtos que não estão com a opção de por no carrinho,eu co segui direto no anúncio do produto,la tem a opção colocar no carrinho ,e depois eu fui nos favoritos e adicionei no carrinho também ai ele me deu o valor total sem o frete,

      Excluir
    2. Os produtos que não estão com a opção de por no carrinho,eu co segui direto no anúncio do produto,la tem a opção colocar no carrinho ,e depois eu fui nos favoritos e adicionei no carrinho também ai ele me deu o valor total sem o frete,

      Excluir
  16. amigo, você sabe me dizer se no final dos pedidos feitos pelo carrinho de compras eu consigo enviar para endereços diferentes?

    ResponderExcluir
  17. Não utilizem o carrinho de compras. Fiz uma compra de 4 prudutos (10, na verdade, alguns repetidos) com o MESMO vendedor. Frete altíssimo, mas o vendedor, Platinum, acertou de devolver boa parte. Tudo ok, concretizei a compra e paguei A VISTA, NO BOLETO. Isso dia 24 de novembro (sexta), dia 25 (sábado) já aparecia como tudo ok, pagamento já reconhecido pelo ML, mas ao rolar a página da compra, aparecia como pagamento pendente. Aguardei uns dias e fui conferindo ver se o status mudava, e nada. Minha sorte é que, pelo nome da loja, consegui contato com o vendedor fora do ML, porque não encontrava nenhum canal para reclamação, e foi o vendedor que entrou em contato com eles para falar do problema, não recordo o dia, mas foi na semana. No dia 04 de dezembro (sábado) enviaram um email, dizendo-se cientes do problema, e que iriam resolver, mas não dão prazo algum. Tentei contato pelo facebook, mas continuam com a mesma postura, e ainda tirando um sarro da minha impaciência, mas minha impaciência se deve a falta de profissionalismo, de dar uma resposta decente, de ter um telefone para contato, de ter um prazo para aguardar. Também tentei contato com o Mercado Pago (o comprovante de pgto do banco é pra eles), e eles empurram a sardinha pro erro do Mercado Livre. E cá estou eu amargando de arrependimento de não ter sido conservadora o suficiente de não fazer essa compra numa loja física. São mais de 2 mil reais na mão deles que não sei quando irei ter de volta, empatando minha mudança de casa em pleno período que precede o Natal, onde tudo vira caos. Não comprem pelo carrinho de compras, essa butchaca tem muitos erros de funcionamento, e eles não tem pressa para restituir o consumidor. Dizem "estamos consertando o erro", eu quero que se fffdmmm os erros, meu comprovante de pagamento seria o suficiente para o estorno do dinheiro em um lugar, país, sério!!

    ResponderExcluir
  18. Acabei de descobrir que quando vc aumenta o nível de exposição do seu anúncio, o valor do frete deste produto diminui. Deve ser uma prática pra evitar que vendedores orientem os compradores a pagar produtos com menor exposição e fugir das tarifas, mas procurei em todas as partes e em nenhum lugar o Mercado Livre avisa sobre isso.

    ResponderExcluir
  19. Estou com problema tbm, fiz uma compra de nove itens sendo os mesmos adicionados no carrinho de compras, finalizei a compra ,somente um produto com o frete grátis, os outros produtos cobrando o frete, beleza, depois de dar meus dados, finalizar a compra, recebo uma mensagem do ML que meu pagamento está em análise, outra mensagem dizendo que o comprador cancelou a compra, não estou entendendo nada, um vendedor cancelou a compra de todos os itens? Nunca tive nenhum problema com minhas compras no ML, desta vez usando a opção do carrinho ficou tudo confuso

    ResponderExcluir
  20. Nao consigo por produto no carrinho, nao aparece essa opção alguem sabe se com alguns produtos nao é possivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade,alguns não aparece esta opção.mas também não sei o por que😐

      Excluir
    2. É porque o produto não foi cadastrado com envio pelo MercadoEnvios. Só entra no carrinho de compras se o envio for pelo MercadoEnvios. Qualquer outro método de envio (correios tradicional, transportadoras, retirada em mãos...) não pode ser colocado no carrinho.

      Excluir
  21. Não é leal você buscar facilitar compras do mesmo vendedor para baratear o frete e o o ML lançar independentemente valores de correios.Na realidade é uma nota só!Produto de R$ 11,00 reais tem frete de R$25,00 com oque isto não é crime contra o consumidor.Todos entenderam que o frete seria único até um determinado limite.Mas não cobram por produto sendo que um saco de sal pelo ML chegue na minha casa por R$ 35,00.Ademais perguntei ao vendedor e ele também me explicou mal!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. O mercado livre faz uma cobrança indevida e nao detalhada do valor do frete, pois fiz uma venda com 13 produtos todos sem frete gratis, e com o maldito carrinho o frete cobriu mais de 40% do valor da minha venda,(230 reais) nao posso enviar os produtos pois estarei no prejuizo, nao posso cancelar minha venda pois ja "imprimi" a etiqueta. Vou ter que falar com o comprador para ele cancelar minha venda. É um absurdo não levarem em conta os vendedores que vendem produtos mais baratos e cobrarem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Wagner, tive o mesmo problema ontem e hoje. O de ontem eu cancelei a venda e o de hoje o aplicativo não acusou que o pagamento do frete seria por mim e enviei o pacote. Resultado... entre tarifa de venda e frete, fiquei no prejuízo. Anunciam o Mercado Envios com sistema de pontuação por nível para frete grátis pro comprador mas cobram do vendedor se utilizam o carrinho, mesmo se o produto for frete por conta do comprador. Eu vou entrar com reclamação formal.

      Excluir
    3. É muito simples, basta simplesmente cancelar a venda antes da impressão da etiqueta e informar ao comprador que o ML está sacaneando os vendedores, é como se estivessem fazendo caridade com dinheiro alheio.

      Excluir
  24. Estou passando pelo mesmo problema, clientes adicionado meus produtos e nenhum deles com frete grátis, e o ML está jogando o frete para eu pagar, estou tendo q cancelar várias vendas, pois estarei usando meu lucro, para pagar o frete, esse ML ta sem nocao.
    E a mais nova descoberta q fiz, foi q agora não é só no carrinho q nós vendedores teremos que pagar o frete, se o cliente adicionar 2 unidades do mesmo produto e o mesmo não sendo frete grátis, o ML tbm quer que paguemos o frete, esse ML tá sem noção e muito gananciosos, pobre de nós vendedores.

    ResponderExcluir
  25. Independentemente se for no carrinho, ou o cliente comprando mais de uma unidade do mesmo produto e a soma delas for 120,00 ou mais, nos vendedores teremos q pagar o frete usando o nosso lucro, q ja não é lá grande coisa, se for para ficar trocando 6 por meia dúzia, que vantagem estou tendo, sendo Mercado Lider com CNPJ, pagando impostos, e sendo obrigado a ficar concelando quase 50% das minhas vendas diárias.
    Acorda ML !!!! Pois vcs dependem de nós vendedores para continuarem faturando.

    ResponderExcluir
  26. Pelo menos, nos dê a opção de desativar ou não, esta função carrinho de compras de nossas contas, não queiram jogar para nós vendedores, a perda do braço de ferro q vcs estão tendo com os correios, já q vcs lá nos primórdios, aceitaram os termos de contrato com eles, e agora estão engessados.
    #ganancianaoacordamercadolivre

    ResponderExcluir
  27. Acho q o carinho parou de funcionar comigo não funciona mais 2 produtos de 60R$

    ResponderExcluir
  28. Sou vendedor do mercado livre, o cliente comprou 3 peças que custam R$35,00 (sem frete incluso no anúncio) e 4 unidades de outra peça de R$16,00 , como o total superou o requisito, o mercado livre embutiu um custo de frete de R$68,00 que matava o meu lucro da venda, na verdade eu ia incorrer em prejuízo, infelizmente tive que canelar, pois não teria como atender o cliente nessas condições.

    Estou sendo forçado a colocar poucas unidades disponíveis nos items que são abaixo de 120 reais para que evite esse problema.

    ResponderExcluir
  29. Fiz uma compra de 100 com um vendedor e outra de 35 com outro vendedor e ambos estão cobrando fretes diferentes.sendo aue pelo que eu entendi apartir de 120 reais em compras o frete é grátis inddindepend do vendedor ser o mesmo ou não com tanto que ambos tenham reputação verde. Só que na prática parece que não está acontecendo isso ou seja se eu wuiqui levar todos os orprodut que comprei vou ter que pagar talvez até mais pelo frete do que pelo produto já que nem sempre ou melhor quase nunca vc acha os produtos que vc quer com o mesmo vendedor.

    ResponderExcluir
  30. NÃO ESTÁ MAS FUNCIONANDO! AGORA ESTAO COMBRANDO O FRETE SE INCLUÍREM NO CARRINHO UM PRODUTO COM ANÚNCIO ABAIXO DE 100 OU 120 REAIS, NÃO E MAIS POR TOTAL !

    ResponderExcluir
  31. To tentando guardar umas encomendas no carrinho e não aparece o carrinho so comprar na hora preciso acumular pra comprar de uma vez

    ResponderExcluir
  32. Não estou conseguindo colocar produtos de vendedores diferentes no carrinho de compras, para ter direito a frete grátis. Alguém pode me explicar o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  33. Não consigo colocar nada no meu carrinho de compras por favor me ajudem me facilita demais

    ResponderExcluir
  34. Estou colocando vários produtos para dar o meu nível(apartir de 120) e não está dando frete grátis... Ele soma todos os fretes e fica um valor alto.

    ResponderExcluir
  35. Sou nível 4 no mercado livre, selecionei no carrinho 3 produtos do mesmo vendedor totalizando o valor de R$105,00, mas no total da compra do carrinho continua aparecendo o valor do frete de R$43,00 totalizando o valor de R$148,00. O valor da compra já não deveria aparecer sem o valor do frete? Ou o valor do frete some quando concluo a compra?

    ResponderExcluir
  36. Carlos, se vc for das regiões Norte e Nordeste do Brasil, infelizmente o ML ainda não está fazendo frete grátis para estas regiões.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Compro no M.L a mais de uma década, tem piorado ano após ano, hoje ja é inviavel. Produtos que custam 15 reais do tamanho de uma ervilha, tem o custo de encio de 60 reasi em muitos casos. Compro da china o mesmo produto pagando um dólar de frete.

    ResponderExcluir
  39. Olá pessoal. Essa opção não aparece mais, de Adicionar ao Carrinho. Alguém sabe me dizer algo ??

    ResponderExcluir
  40. Por aqui tá tendo adição ao carrinho, tanto no APP qnto no site do ML.

    ResponderExcluir
  41. Mas ultimamente não está sendo feito o adcionameac ao carrinho, a vários dias q estou tentado colocar produtos ao carrinho e não está dando certo

    ResponderExcluir
  42. Coloquei dois itens no carrinho, um de 89 e outro de 39, ultrapassando a cota mínima de 120 Reais, a barra verde foi até o fim e disse que eu agora teria todos os itens com frete grátis, no entanto lá embaixo do valor dos itens aparecia 26 Reais de frete para eu pagar. Não entendi.

    ResponderExcluir