quinta-feira, 13 de julho de 2017

Alteração Custo de Devolução a partir de 03/07/2017


Nesse conteúdo você irá ver:

  • Novas Regras para custos de devolução
  • Quem fica com os encargos pelo custo de devolução de um produto: Vendedor ou Comprador?


Alteração do custo de devolução


A partir do dia 03/07 o Mercado Livre alterou a forma como trata os custos de devolução. Porém não ficou tão claro(assim como já não era) em que situações o Mercado Livre irá ressarcir o vendedor ou não do custo do frete de devolução/troca. Entrei em contato via chat e a resposta da atendente basicamente foi "Analisamos caso a caso detalhadamente sobre os custos de devolução". Mesmo quando citei exemplos específicos como "...se a reclamação é em até 7 dias úteis e a pessoa simplesmente não gostou do produto... nesse caso há o ressarcimento?..." ela só me respondeu que o procedimento de análise é interno e eles(atendentes de chat) não tem acesso. A seguir telas com os principais trechos da conversa com a atendente:







Texto do Mercado Livre na íntegra sobre a alteração do custo de devolução:
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Quando o Mercado Livre pagará o custo total da devolução?
Para que possamos pagar o envio de uma devolução, recomendamos:
  • Verificar se o produto está com todos os acessórios e componentes antes de postar nos Correios ou entregar à transportadora.
  • Revisar se o produto está funcionando perfeitamente.
  • Ter a certeza de que o produto a ser enviado é exatamente o que o comprador pediu no momento da compra.
  • Garantir uma embalagem que proteja o produto.

Se você tiver um problema em alguma dessas instâncias, só poderemos pagar até um terço do valor total da devolução.
Considere que essas condições serão aplicadas para devoluções em reclamações e mediações.

Quanto custa a devolução?
O mesmo preço da etiqueta inicial do envio.
Quando não pagarmos o total, pagaremos até um terço do valor do envio da devolução e você precisará pagar os dois terços restantes.
Assim que o comprador enviar o produto ao seu endereço, debitaremos o custo da sua conta do Mercado Pago. Você poderá ver esse movimento no Histórico da sua conta como “Custo por devolução durante reclamação”.

Quando será implementado?
A partir de segunda-feira, 3 de julho de 2017.

Quando o comprador pode devolver o produto?
Assim como mencionamos em nossos Termos e condições e de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando o comprador recebe um produto, ele tem 7 dias para fazer uma reclamação e pedir a troca ou devolução, o qual implicará em um custo de envio.

O que acontece se eu não quiser a devolução do produto?
Nesse caso, você só precisa devolver o dinheiro ao comprador que a reclamação estará resolvida.
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Você pode conferir o texto original Clicando Aqui!

4 comentários:

  1. O comprador pode pedir devolução/reclamar do produto após 21 dias que seria o prazo de liberação do dinheiro pelo mercadopago? Pergunto, pois após o fim do E-sedex a maioria dos pedidos estão sendo enviados por PAC e em algumas regiões o tempo de entrega ultrapassa facilmente os 21 dias.

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  2. Já Tive problemas com essa novo sistema devolução
    em um dos casos O cliente pediu uma roupa no tamanho GG
    enviei a mesma no tamanho GG mas não serviu ele abriu uma reclamação pedindo a troca por uma de tamanho maior
    mas pelas medidas que a mesma me passou posteriormente nem a EXG serviria então pedi a devolução para cancelar a compra o mercado livre me cobrou a etiqueta de devolução por um erro que não foi meu e quando questionei sobre a uma devolução grátis por mês a mesma informou que ainda era valido mas simplesmente não usaram no meu caso, brincadeira...

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  3. Boa tarde!
    Preciso tirar uma dúvida urgente!
    Fiz uma venda no ML, porém como sou pessoa física e não enviei NF (que inclusive estava comunicado no anúncio que não seria enviado) abriram uma reclamação alegando a falta da NF. Enfim... cliquei em uma opção de devolver o dinheiro e logo apareceu a informação que o cliente recebeu a devolução do dinheiro e que estava resolvido o problema e ponto final. Mas e o meu produto? Como receberei de volt? O ML não me deu retorno sobre a devolução do meu produto. Tendo em vista que o valor já foi devolvido. O que faço?

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    Respostas
    1. Puxa vc errou! Essa opção só serve pra quando o vendedor quer devolver o dinheiro e não quer o produto.era pra ter apertado em "cancelar a compra" aí a pessoa ia ter que devolver.

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