quinta-feira, 13 de julho de 2017

Alteração Custo de Devolução a partir de 03/07/2017


Nesse conteúdo você irá ver:

  • Novas Regras para custos de devolução
  • Quem fica com os encargos pelo custo de devolução de um produto: Vendedor ou Comprador?


Alteração do custo de devolução


A partir do dia 03/07 o Mercado Livre alterou a forma como trata os custos de devolução. Porém não ficou tão claro(assim como já não era) em que situações o Mercado Livre irá ressarcir o vendedor ou não do custo do frete de devolução/troca. Entrei em contato via chat e a resposta da atendente basicamente foi "Analisamos caso a caso detalhadamente sobre os custos de devolução". Mesmo quando citei exemplos específicos como "...se a reclamação é em até 7 dias úteis e a pessoa simplesmente não gostou do produto... nesse caso há o ressarcimento?..." ela só me respondeu que o procedimento de análise é interno e eles(atendentes de chat) não tem acesso. A seguir telas com os principais trechos da conversa com a atendente:







Texto do Mercado Livre na íntegra sobre a alteração do custo de devolução:
--------------------------------------------------------------------------------------------
Quando o Mercado Livre pagará o custo total da devolução?
Para que possamos pagar o envio de uma devolução, recomendamos:
  • Verificar se o produto está com todos os acessórios e componentes antes de postar nos Correios ou entregar à transportadora.
  • Revisar se o produto está funcionando perfeitamente.
  • Ter a certeza de que o produto a ser enviado é exatamente o que o comprador pediu no momento da compra.
  • Garantir uma embalagem que proteja o produto.

Se você tiver um problema em alguma dessas instâncias, só poderemos pagar até um terço do valor total da devolução.
Considere que essas condições serão aplicadas para devoluções em reclamações e mediações.

Quanto custa a devolução?
O mesmo preço da etiqueta inicial do envio.
Quando não pagarmos o total, pagaremos até um terço do valor do envio da devolução e você precisará pagar os dois terços restantes.
Assim que o comprador enviar o produto ao seu endereço, debitaremos o custo da sua conta do Mercado Pago. Você poderá ver esse movimento no Histórico da sua conta como “Custo por devolução durante reclamação”.

Quando será implementado?
A partir de segunda-feira, 3 de julho de 2017.

Quando o comprador pode devolver o produto?
Assim como mencionamos em nossos Termos e condições e de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando o comprador recebe um produto, ele tem 7 dias para fazer uma reclamação e pedir a troca ou devolução, o qual implicará em um custo de envio.

O que acontece se eu não quiser a devolução do produto?
Nesse caso, você só precisa devolver o dinheiro ao comprador que a reclamação estará resolvida.
--------------------------------------------------------------------------------------------

Você pode conferir o texto original Clicando Aqui!

6 comentários:

  1. O comprador pode pedir devolução/reclamar do produto após 21 dias que seria o prazo de liberação do dinheiro pelo mercadopago? Pergunto, pois após o fim do E-sedex a maioria dos pedidos estão sendo enviados por PAC e em algumas regiões o tempo de entrega ultrapassa facilmente os 21 dias.

    ResponderExcluir
  2. Já Tive problemas com essa novo sistema devolução
    em um dos casos O cliente pediu uma roupa no tamanho GG
    enviei a mesma no tamanho GG mas não serviu ele abriu uma reclamação pedindo a troca por uma de tamanho maior
    mas pelas medidas que a mesma me passou posteriormente nem a EXG serviria então pedi a devolução para cancelar a compra o mercado livre me cobrou a etiqueta de devolução por um erro que não foi meu e quando questionei sobre a uma devolução grátis por mês a mesma informou que ainda era valido mas simplesmente não usaram no meu caso, brincadeira...

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Preciso tirar uma dúvida urgente!
    Fiz uma venda no ML, porém como sou pessoa física e não enviei NF (que inclusive estava comunicado no anúncio que não seria enviado) abriram uma reclamação alegando a falta da NF. Enfim... cliquei em uma opção de devolver o dinheiro e logo apareceu a informação que o cliente recebeu a devolução do dinheiro e que estava resolvido o problema e ponto final. Mas e o meu produto? Como receberei de volt? O ML não me deu retorno sobre a devolução do meu produto. Tendo em vista que o valor já foi devolvido. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vc errou! Essa opção só serve pra quando o vendedor quer devolver o dinheiro e não quer o produto.era pra ter apertado em "cancelar a compra" aí a pessoa ia ter que devolver.

      Excluir
  4. Eu fiz uma conpra e o vendedor nao tinha o produto ai ele falo que devolveu o dinhero e estaria na conta no mercado livre e eu nao tenho dinhero e nao concigo entra em contato com um responssavil do mercado livre

    ResponderExcluir
  5. Wynn casino and sportsbook app app launches in Indiana
    Wynn Resorts has launched 밀양 출장안마 WynnBet app in Indiana, where you 보령 출장마사지 can claim sports 안양 출장안마 betting 제주도 출장안마 credits. The WynnBet app is available 충청북도 출장안마 for

    ResponderExcluir