quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O que é o Mercado Envios?



É uma parceria dos Correios com o Mercado Livre, onde os serviços dos Correios são usados de forma integrada em uma compra feita no Mercado Livre e paga com Mercado Pago. Sempre que uma compra é feita em um anúncio que oferece Mercado Envios o pagamento obrigatoriamente é feito de forma única(valor do produto + valor do frete).

Tipos de Entrega

Existem dois métodos de envio de um produto com o Mercado Envios:
  • Entrega normal - Equivalente ao PAC dos Correios, que segue a rota de entrega padrão.
  • Entrega expressa - Equivalente ao Sedex/E-Sedex dos Correios, onde a entrega é feita em tempo menor.
Em alguns casos é mostrada somente a entrega expressa, que em teoria seria o único meio de entrega para determinado CEP. Geralmente o valor nesses casos é baixo e equivale ao que seria o valor da entrega normal. O frete pelo Mercado Envios sai mais em conta para o comprador(até 20% dependendo da localidade) e tem a vantagem do seguro incluso.

Integração e Segurança

A cada atualização de status do pacote pelos Correios a integração automaticamente atualiza o status da compra no Mercado Livre. Essa atualização pode levar um tempo, então antes de abrir uma reclamação alegando que o produto ainda não foi postado aguarde e confira no fim do dia como está a atualização. Falo sobre isso no artigo "O vendedor ainda não postou o produto. E agora?", confira
no link: CLIQUE AQUI
Quando um pacote é dado como entregue pelos Correios e posteriormente reconhecido como entregue pelo Mercado Envios, o Mercado Livre conta 2 dias e libera o pagamento para o Vendedor. Esse é o prazo que o Mercado Livre considera seguro, pois o comprador pode não ter tempo de avisar se recebeu o produto corretamente ou não. Se ambas as partes qualificarem a transação e estiver tudo ok, o dinheiro é liberado antes, mediante essa mútua qualificação.

Os Males da Qualificação Antecipada

Nunca cometa o erro(comprando ou vendendo no Mercado Livre) de qualificar a transação antecipadamente, pois pode se arrepender amargamente. Um caso típico onde pode ocorrer a qualificação antecipada é quando a transação é feita por alguma rede social. O vendedor posta um produto usado que deseja vender e ocasionalmente lança na descrição: "Faço Mercado Livre somente com qualificação imediata". Isso faz com que o dinheiro da transação seja liberado para o vendedor.
Não caia nessa! Sei que você pode falar: "Ah, mais eu já negociei antes com esse vendedor nesse grupo do facebook e ele é honesto"... mas me diga, e se acontecer alguma coisa com o pacote no caminho e seu produto chegar quebrado? Lembro que para qualificar positivamente você tem que alegar que já recebeu o produto. Pense nisso.
Se você for vendedor, aguarde o produto chegar em segurança para o comprador e espere os dois dias de margem para qualificar a venda. Se for comprador, aguarde o produto chegar e teste o mesmo antes de qualificar a compra, liberando o dinheiro para o vendedor. Afinal se você vai usufruir do produto somente após a entrega ser feita, nada mais justo que o vendedor também usufrua do
pagamento após a entrega ser feita. :)

Nem todo tipo de produto pode utilizar o Mercado Envios

A grande maioria dos produtos cadastrados no Mercado Livre pode incluir o Mercado Envios, porém algumas categorias ficam de fora e o envio tem que ser combinado com o vendedor. Ex.: Automóveis.

Como altero o endereço de entrega depois da compra já feita?

Tenho um artigo que fala especificamente dessa situação. Confira CLICANDO AQUI

4 comentários:

  1. Boa noite. Gostaria muito de uma ajuda se possivel. Anunciei uma plotter mas o produto diz que nao pode ser enviado pelo MercadoEnvios , mas entrei no site do correio e por sedex da para enviar, gostaria de saber se sou eu quem tenho que pagar o frete , pois a pessoa que vai comprar mora em sp e o frete para ela ficou em 120,00 reais. então no caso ela confirmaria a compra e colocaria o valor do frete que o vendendor no caso eu passou para ela. Mas enfim, a minha duvida mesmo é se eu quem vou ter que pagar o frete , pois é a minha primeira venda, eles dao ate 2 dias uteis para postar, eu vou ter que ir ate o correio e pagar o frete lá, porque se for como faço se a pessoa quiser devolver o produto, perco 100 reais só pra enviar por nada? e como faço para confirmar que o produto foi enviado? estou com muita duvida por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Tenho uma dúvida: Uma encomenda minha comprada pelo mercado livre De Cravinhos- SP para Teresina -PI postada no dia 21/11/17 tinha prazo de 9 dias partindo do dia posterior à postagem, chegando assim no dia 4/12. No entanto, no Mercado livre diz que vai chegar dia 11/12. É comum essa disparidade de datas? P.s a encomenda ainda nao chegou, e a última atualização do rastreio foi dia 24/11, de Ribeirão Preto - Teresina. Agradeço!

    ResponderExcluir
  3. Eu trabalho com mercado envio, tem hora que minha mercadoria vai de sedex e tem hora que vai de pac como alterar só para sedex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, quanto o VENDEDOR paga utilizando o mercado envios(frete por conta do comprador)?

      Excluir