quarta-feira, 30 de março de 2016

Diferenças Entre Sedex e E-Sedex


Quando o assunto é entrega pelo Correio os serviços básicos que vem à nossa  cabeça são PAC e Sedex, esse último referência em 'entrega mais rápida'. Há algum tempo o Correio iniciou com uma nova modalidade de entrega expressa: o E-Sedex. Mas quais as diferenças entre esses dois serviços expressos? Qual é melhor? Tentarei explanar isso nesse breve artigo.


Sedex

É o serviço de encomenda expressa de documentos e mercadorias, ou seja, cartas e pacotes podem ser enviados utilizando esse serviço. 
A disponibilidade do Sedex é em todo o território nacional. Chega a qualquer endereço do país.
Quem pode usar? Todos: 
  • Pessoas físicas e jurídicas sem contrato; 
  • Pessoas jurídicas com contrato.


E-Sedex

É o serviço de encomenda expressa dos Correios para produtos adquiridos por meio do comércio eletrônico (via internet). Pelo conceito já sabemos que não dá pra enviar uma carta normal por e-sedex por exemplo. O serviço e-SEDEX é exclusivo para empresas de comércio eletrônico que possuem contrato com os Correios.
Mais barato que o Sedex convencional, porém não está disponível para todas as cidades.
Pelo que notei nas encomendas que enviamos por aqui as diferenças nos valores não é grande. Tanto é que MercadoEnvios trata os dois serviços da mesma forma. Veremos a seguir.

Tempo de Entrega

É o mesmo para as duas modalidades. A diferença é que o E-Sedex é exclusivo para produtos vendidos por lojas virtuais, servindo de incentivo para o comércio eletrônico.

Sedex e e-Sedex pelo MercadoEnvios

Como sabemos o MercadoEnvios oferece duas modalidades de entrega, a Convencional e a Expressa(veja meu artigo completo sobre MercadoEnvios clicando aqui!).
A entrega convencional é equivalente ao PAC do Correio, enquanto a expressa pode ser por E-Sedex ou Sedex. Isso quem 'escolhe' é o MercadoEnvios, que gera a etiqueta E-Sedex para localidades onde o serviço esteja disponível.
O vendedor por exemplo só descobre qual dos dois serviços está sendo utilizado no momento da impressão da etiqueta de envio.

3 comentários:

  1. boa tarde
    preciso ajuda imprimi a etiqueta de postagem ma meu endereco estava antigo de outro estado agora estou em minha cidade e nao fazem o servico de esedex somente sedex como troco a etiqueta

    ResponderExcluir
  2. Não pode trocar endereço depois de efetuada a venda e impressa a etiqueta, deve alterar o endereço no cadastro para as próximas vendas terem endereço correto.

    ResponderExcluir
  3. Problema de quem compra, vê o despacho expresso, acha que seria mais rápido, porque o despacho sedex que sabemos é rápido, porem o postagem expressa do ML terão 12 dias quase PAC, paga-se mais caro por nada.

    ResponderExcluir