quarta-feira, 18 de maio de 2016

Custo de Devolução por Conta do Vendedor


A partir de 1º de Junho os custos de devolução nas vendas ficam por conta dos vendedores. Essa decisão do MercadoLivre tem dividido opinião entre os vendedores. Alguns acham que a decisão veio até tarde, visto que o Mercado Livre não teria responsabilidade sobre isso, enquanto outros vendedores não estão gostando nada dessa ideia, achando que o prejuízo vai ser maior em suas vendas.


Particularmente creio que nós vendedores podemos sempre sair de qualquer situação minimizando prejuízos. Infelizmente algumas maneiras de se fazer isso acarretam no "efeito dominó", com o prejuízo sendo repassado para o cliente. Uma solução para o vendedor nesse caso seria justamente reajustar os valores dos produtos no Mercado Livre, mantendo uma margem para pagamento das possíveis devoluções, mediante relatório prévio da média de devoluções que o vendedor tem.

Exemplo: trabalho com produtos de R$10 cada e tenho 100 vendas por mês. Minha média de devoluções por mês é de 2 com frete médio de R$10. O novo valor para meus produtos seria de R$10,20.

Esse prejuízo diluído não teria impacto significativo a ponto de perder vendas. Isso no meu exemplo simples acima! Claro que com produtos de valores bem maiores as variáveis ficam mais complexas. O Mercado Livre bate sempre na tecla de tentarmos resolver a situação da melhor maneira possível, e também trabalhar sempre com os melhores produtos, com fotos e informações reais, evitando assim devoluções.

Abaixo segue informação do próprio Mercado Livre sobre a nova condição, que entrará em vigo a partir de 1º de junho desse ano de 2016:

Quero saber sobre os custos de devolução nas minhas vendas com reclamação


Em quais casos tenho que pagar?

Sempre que o comprador iniciar uma reclamação dentro dos 7 dias, a partir da data que ele recebeu o produto.  
O mesmo acontece se a sua reclamação chegar a uma mediação conosco. Com isso, você terá que arcar com o custo da devolução.
Considere que se resolver o problema sem receber o produto de volta, não é necessário que solicite nem pague a devolução.

A partir de quando devo pagar?

Até o momento, nós arcávamos com esse custo. A partir de 1 de junho de 2016, você terá que efetuar o pagamento.

Como faço para pagar o custo de envio?

Você não terá nenhum trabalho extra! Quando solicitar a devolução dentro da reclamação, geraremos uma etiqueta do MercadoEnvios e entregaremos ao comprador para que que ele despache o produto para o seu endereço.
Em seguida, debitaremos o valor da sua conta do MercadoPago. Você poderá acompanhar nas movimentações da sua conta com a nomenclatura “Custo de devolução em reclamação”.
Caso não tenha dinheiro em conta, aparecerá como dívida e você verá as opções para pagá-la.

Quanto custarão as etiquetas de envio para as devoluções?

O valor será exatamente o mesmo do envio inicial.

Terei que pagar todas?

A princípio, vamos ajudar você custeando a primeira devolução do mês. Considere que não poderá solicitar o estorno em nenhum caso.

Posso recusar a devolução?

Você tem que resolver o problema do seu comprador, ou seja, aceite a troca ou devolva o dinheiro para ele. Se para isso não precisa que ele devolva o produto, você não terá que pagá-la.

82 comentários:

  1. Olá amigo! Infelizmente o Mercado Livre não é muito legal com os vendedores nesses casos de devolução, visto que assim que o comprador insere o código de rastreio eles já devolvem o dinheiro. Recomendo que grave um vídeo da abertura da caixa quando receber o produto, pra comprovar qualquer fraude por parte do comprador.

    ResponderExcluir
  2. Ola amigo. Sou gerente de uma loja. Fizemos a venda pelo ML. Cliente recebeu a mercadoria mas se arrependeu da compra 24h depois. Tudo dentro do prazo. Porem agora estamos na seguinte duvida: Respondemos a reclamação, mas nao fizemos mais nada. Como faço para que o codigo de postagem seja enviado ao comprador para que ele me devolva a mercadoria. Clico em DEVOLVER DINHEIRO?! Se eu fizer isso o dinheiro sera devolvido prontamente ou apenas quando eu receber a mercadoria?! Aguardo contato. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O VALOR SOMENTE SERÁ DEVOLVIDO QUANDO VC RECEBER A MERCADORIA DEVOLVIDA E ISSO SERÁ FEITO POR VC,EXCETO EM CASOS QUE VC NÃO ENTRAR EM ACORDO COM O SEU COMPRADOR OU NÃO RESPONDER A TEMPO

      Excluir
    2. Errado amigo no momento que vc clicar em devolver dinheiro o ML devolve na hora pró comprador e vc fica sem a sua mercadoria pois o ML não se responsabiliza mais por nada é o comprador só devolve se quiser.

      Excluir
    3. você que se engana Joilson, o dinheiro é devolvido no ato da postagem de retorno do produto mesmo sem vc saber o que está voltando pra vc! Isso é um absurdo mas é o que ocorre!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Fiz uma venda , o cliente opitou por retirar em mãos , iniciou uma reclamação após enviar uma msgm e eu não responder , dois dias depois retirou o produto não tirou a reclamação , eu não respondi a reclamação e o mercado livre devolveu o dinheiro para rle

      Excluir
    6. E só mandar as mercadorias em bom estado,pois tem alguns vendedores muito bons mas outros nem falo nada

      Excluir
  3. Respostas
    1. se vc devolver o dinheiro se fu pq ele devolve a mercadoria se quiser

      Excluir
  4. Qual a fonte dessa informação? Não encontrei no site do mercado livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta aqui Adriane. http://contato.mercadolivre.com.br/ajuda/custos-de-devolucao-vendas-reclamacao_2556

      Excluir
  5. Em uma devolução de produto, o comprador tem um prazo máximo par postagem do produto após a abertura da reclamação?. O que acontece se o comprador não postar o produto?

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma venda onde o produto custa $5,00 e o frete foi de $50,00. Cliente recebeu e diz ter comprado errado. Não tenho mais etiqueta grátis de devolução. Minha melhor hipótese é fazer a devolução do dinheiro sem retorno e perder a mercadoria.
    Minha dúvida é: na devolução do dinheiro (apenas devolução sem retorno), o cliente receberá apenas os $5,00 do produto ou receberá os $55,00 (produto+frete) e eu terei um baita prejuízo destes $55,00?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se clicar em devolver dinheiro vc senta isso é uma armadilha do ML porque depois de devolver eles descontam de vc é não se responsabilizam por nada

      Excluir
  7. Olá! Comprei no mercado livre e recebi um produto SEM CONDIÇÕES de uso por qualquer pessoa. Solicitei imediatamente meu dinheiro de volta. O vendedor me solicitou a devolução do produto. Pediu que eu enviasse com meu dinheiro e desse a ele o número da conta para ele depositar o valor do PAC. COMO CONFIAR QUE TEREI A GRANA DO PAC DE VOLTA? Pela péssima qualidade do produto fiquei desconfiada da índole do vendedor. Espero receber mesmo o dinheiro da compra de volta, mas não quero ter prejuízo com a devolução também não (correr o risco). Agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSE PROCEDIMENTO É DUVIDOSO,NUNCA HAJA FORA DE PROCEDIMENTOS DO MERCADO PAGO,TUDO DEVE SER RESOLVIDO DE ACORDO TRAMITE LEGAL DO MP

      Excluir
    2. Vc deve abrir uma reclamação junto ao ML é esperar eles te fornecerem a etiqueta de devolução após vc postar nos correios e o vendedor receber o produto o ML devolve o seu dinheiro porém certamente vc será negativada pelo vendedor

      Excluir
    3. As vezes o mercado livre orienta a fazer a devolução por conta do comprador e apos a postagem enviar o comprovante de postagem para a devolução do valor pago

      Excluir
  8. Olá comprei no mercado pago, a mercadoria veio como combinado tive q pagar do meu bolso p enviar a mercadoria de volta ,ta certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero dizer ñ veio como combinado

      Excluir
    2. Pois é...no seu caso, você receberá outra no lugar, certo? No meu caso, por exemplo, não vou receber nada de volta, quero só devolver mesmo. E estou achando injusto eu ter que arcar com isso, porque querendo ou não, vou levar prejuízo mesmo tendo o dinheiro da compra de volta...espero né.
      Pagar para devolver algo que certamente não tem utilidade de tão estragado que está...um pneu para bicicleta...está difícil de entender isso.

      Excluir
    3. Está errado se vc tivesse aberto uma reclamação junto ao ML eles teriam resolvido tudo mas vc resolveu direto com o vendedor então se ferrou

      Excluir
  9. AJUDA
    Vendi um produto para um cliente com 'conta nova no ML' sem nenhuma avaliação. Me pediu pressa no envio e assim que o produto chegou lá ele abriu reclamação, alegando sem fundamento que o produto não é Original.
    Estoi com medo que seja um golpe, o que posso fazer pois a pessoa que comprou não aceita assusto, e quer o dinheiro de volta.

    Aguardo, Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente amigo nesses casos nos vendedores sentamos porque a política do ML é de sempre favorecer o comprador e ferrar o vendedor, ele pode devolver um tijolo pra vc no lugar do seu produto que assim que os correios acusarem que te entregou o ML devolve o dinheiro para o comprador e vc se lascou, muitas vezes o ML devolve o dinheiro para o comprador mesmo antes do vendedor receber o produto de volta. O ML é injusto com os seus parceiros pois se o comprador tem o prazo de 7 dias para devolver o produto depois que recebeu o vendedor também deveria ter um prazo para verificar se a mercadoria está do mesmo jeito que enviou para o cliente para depois o ML devolver o dinheiro para o mesmo.

      Excluir
    2. O que vc pode tentar fazer é ter a sorte de no dia e hora que os correios efetuarem a entrega estar presente e filmar o recebimento e abrir ali na hora fazendo a conferência de estar tudo certo, caso não esteja bem deve aceitar o produto e abrir uma reclamação junto ao ML

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  10. Tomar muito cuidado o MercadoLivre está liberado o dinheiro antes do produto retorna a nossa residência de nos vendedores absurdo

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá o Cliente recebeu a mercadoria mas se arrependeu da compra 24h depois. Tudo dentro do prazo. Porem agora estamos na seguinte duvida: Respondemos a reclamação, mas nao fizemos mais nada. Como faço para que o codigo de postagem seja enviado ao comprador para que ele me devolva a mercadoria. A onde que eu encontro esse código de envio? e quem teria que pagar o frete para ele devolver, eu o ele? Obs: essa é a minha primeira venda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo ao clube dos vendedores desafortunados do ML pois o comprador é quem deve tomar todas as decisões não faça nada além de responder ao comprador pedindo para que ele devolva o produto, aí o ML fornece uma etiqueta para o cliente te devolver o produto como é a sua primeira devolução do mês o certo é o ML não te cobrar a despesa de envio mas como eles não hajem certo com os vendedores vai mandar tu segurar tudo é como sempre o vendedor é que se lasque

      Excluir
  13. A partir da reclamação, solicite ao comprador que o devolva e você poderá acompanhar o passo a passo do status de envio

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde pessoal comprei uma mercadoria pelo Mercado livre mas a mesma veio na cor errada e me mandaram o que não comprei o vendedor pediu foto do produto mandei e não obtive resposta como devo agir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem prazo pra responder , se ele não responder vc recebe a grana de volta

      Excluir
  15. 4. Cobertura
    O programa Compra Garantida não cobre:

    Produtos danificados, reparados ou modificados pelo comprador.

    Produtos que cumpram com a descrição do vendedor, mas que o comprador se arrependa de tê-lo adquirido

    ResponderExcluir
  16. Semana passada tomei este 'pelé', comprador devolveu apenas a caixa e não o produto. Agora... discutindo com Mercado Livre e Pago. Veremos....

    ResponderExcluir
  17. Vendi uma impressora e na descrição deixei bem detalhado o estado dela, o comprador comprou sem visualizar a descrição e agora está reclamando e quer o dinheiro de volta, disse a ele e mostrei um print da tela das descrições e mesmo assim ele se acha no direito de receber o valor. Ele tem esse direito mesmo? Pois li na cobertura de compra garantida di mercado livre e lá diz: programa Compra Garantida não cobre, Produtos que cumpram com a descrição do vendedor, mas que o comprador se arrependa de tê-lo adquirido.
    Isso procede?

    ResponderExcluir
  18. Vendi uma impressora e na descrição deixei bem detalhado o estado dela, o comprador comprou sem visualizar a descrição e agora está reclamando e quer o dinheiro de volta, disse a ele e mostrei um print da tela das descrições e mesmo assim ele se acha no direito de receber o valor. Ele tem esse direito mesmo? Pois li na cobertura de compra garantida di mercado livre e lá diz: programa Compra Garantida não cobre, Produtos que cumpram com a descrição do vendedor, mas que o comprador se arrependa de tê-lo adquirido.
    Isso procede?

    ResponderExcluir
  19. Mercado livre não honra vendedor. Devolve dinheiro antes do vendedor receber produto de volta via correios, e se receber embalagem vazia?...produto adulterado e etc...acho que deveriam repensar...

    ResponderExcluir
  20. O Código de Defesa do Consumidor EXIGE que o vendedor deve arcar com qualquer custo no ato da devolução. Portanto, ao invés de ficarem com a bunda sentada e reclamando, vá ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem fica com a bunda sentada é vc. em muito cliente safado que não devolve o produto completo, e se o ML devolveu o dinheiro teremos o prejuízo duplo. Por tipos igual a vc que o mundo esta nesta bosta.

      Excluir
    2. Mas a lei é clara.., o vendedor não deve tomar nenhum prejuízo em relação ao arrependimento do cliente, e o mercado livre cobrando frete de devolução dos vendedores com certeza estão agindo fora da lei, pensa comigo.., e se o próprio mercado livre cria uma forma de comprar produtos dos vendedores e cobra por ex 100 reais de frete sendo que os correios cobram 20.00, ou seja.., o próprio mercado livre pode criar uma forma de roubar dos vendedores, e cá entre nós.., seria um GRANDE negócio pra eles..!

      Excluir
  21. O ML deveria devolver o dinheiro somente depois que o comprador dar OK que o produto chegou completo e sem danos. Afinal que paga o ML é o vendedor e não o comprador, para dar tanto seguro ao comprador e colocando a ''bomba'' nas costas do vendedor, de onde o ML tira lucros. Ganha nas costas do vendedor e ainda detona ele. que é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem paga o mercado livre é o comprador, sem ele, o vendedor não ganha e não paga nada ao site. Mas acho sim, que o mercado livre deve aguardar o retorno do produto ao vendedor.

      Excluir
  22. Estou decpcionado com essa entidade, essa semana vendi um not pra um "sujeito" do rio pois bem chegando la ele disse que a mesma não funcionava e pediu devolução , o proprio ml fez a devolução e liverou o dinheiro pro sujeito ...pois bem eu recebi a placa que estava ruim que era dele e a minha que estava boa ele esta uzufluindo de boa... estou tentando de todas as formas reaver meu dinheiro mais o ML não da nenhum tipo de apoio nesses casos...chato.

    ResponderExcluir
  23. Então se eu tiver sempre uma troca de produto por mes nao teria que pagar os custos ?

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Acho que o ML junto ao MP deveria após o comprador pedir o dinheiro de volta, aguardar a conferência do vendedor 7 dias úteis após o recebimento da mercadoria e se contestando positivamente ou negativamente e no caso de não se impor o vendedor até este prazo considerar a qualificação do mesmo como positiva , acho também que tem que haver uma plataforma parq todas as vendas " o vendedor postar vídeo e imagem do produto junto a descrição " o produto não estornando da mesma espécie que o enviado o ML deveria pós averiguar liberar o dinheiro para a parte que foi lesada, se o produto entornar irregular liberar o dinheiro ao vendedor, se não ao comprador, e impedir ambos não havendo acordo de não se qualificarem. Para evitar qualificação injusta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bosta toda é que a lei de defesa do consumidor nesse caso favorece 100% o comprador e o ML não quer ter uma indisposição de ser processado por isso empurra tudo no vendedor, pra quem vende esporadicamente não aconselho usar esse site mas pra quem vende com frequência o jeito é acrescentar no valor das mercadorias esses prejuízos e repassar isso para o comprador, por exemplo se vc vende um produto por 10,00 passe a vendelo por 15,00 esses 5,00 a mais fica como depósito caso alguém queira devolver produto assim o prejuízo é diluído no final do mês. O importante é ter um produto de qualidade e sempre que o ML informar a venda antes de enviar o produto tentar entrar em contato com o comprador para tirar qualquer duvida.

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite ,comprei um produto, no mesmo instante que chegou vi que não estava conforme o anúncio, informei o vendedor, não enviou o combinado, fiz uma reclamação ao ml ,devolveram meu dinheiro, pediu pra eu enviar o produto a um endereço que não procede...A mercadoria está voltando pra mim, não tenho contato com vendedor; anúncio está pausado e ja gastei com taxa de envio....o que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Efetuei uma compra no mercado livre, mas não recebi porque o endereço estava errado, mesmo ele estando certo no cadastro. A mercadoria foi devolvida para o vendedor e conversei com ele, e o mesmo disse que era só aguardar ele receber a mercadoria que eu receberia o dinheiro automaticamente e não haveria necessidade de cancelar a compra. É verdade isso? O que eu faço nessa situação?

    ResponderExcluir
  30. Efetuei uma compra no mercado livre, mas não recebi porque o endereço estava errado, mesmo ele estando certo no cadastro. A mercadoria foi devolvida para o vendedor e conversei com ele, e o mesmo disse que era só aguardar ele receber a mercadoria que eu receberia o dinheiro automaticamente e não haveria necessidade de cancelar a compra. É verdade isso? O que eu faço nessa situação?

    ResponderExcluir
  31. boa noite vendi uma placa de video em perfeitas consdicoes agora o comprador quer devolver alegando defeito, ex: vendi por 650 reais descontando as depesas do ml e mp sobrou na conta bancaria 540, vou ter que bancar essa diferenca ?

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde. Fiz uma compra no ML, recebi o produto é o mesmo está com defeito. Vendedor compreendeu e. Disse que devolverá o dinheiro. Abri a reclamação junto ao ML. E sobre o frete de volta/ etiqueta, como solicito ? Afim de eu não pagar o frete de volta. Pois se estivesse td certo iria ficar com a mercadoria.

    ResponderExcluir
  33. O Mercado Livre devolve o dinheiro assim que o cliente posta o produto nos Correios, isso é um absurdo e aumentará o numero de golpes praticados na comunidade. Sou vendedor há mais de 12 anos e sofri o primeiro golpe este mês. O cliente comprou uma placa mãe de notebook de 1200,00 abriu reclamação e devolveu outra placa no lugar da minha vendida. Antes de o ML devolver eu postei na reclamação que o cliente já havia praticado este tipo de fraude e o mesmo ainda havia me enviado fotos do produto que estava sendo devolvido e não era o meu. O ML bloqueou o dinheiro e ira me dar um retorno em 29/06/17 , já recebi o produto e postei todas as provas que não se trata do produto vendido, pois as fotos do anuncio são reais e os números de série das peças são diferentes. Agora é aguardar o resultado. Mas fiquem espertos, você tem que se resguardar e guardar todas as provas no ato da venda (fotos reais, comprovante de venda, nota, etc, senão irá sair no prejuízo)

    ResponderExcluir
  34. Olá, fiz uma venda pelo mercado livre, nunca tive problemas com os meus produtos, fiz a venda de 2 luminárias de mesa de madeira, antes de enviar o produto estava ok, funcionando, até tirei foto da luminária em funcionamento. A cliente me enviou uma mensagem ontem super contente, pois o produto havia chegado ok, e que havia amado. Hoje (09/07/17) ela me enviou uma mensagem falando que não estava funcionando, que testou em várias tomadas e nada... Ela abriu uma reclamação e estamos nos falando para resolver o problema. A minha dúvida é : ela está pedindo para eu gerar o código de logística reversa e estorno. Porém aparece uma mensagem do mercado livre, que devo aguardar até o dia 12/07/17. Como seria a minha primeira devolução, acredito que seja gerada uma nova etiqueta para a cliente reenviar o produto para mim. Devo esperar esta data mesmo? Ou a cliente consegue já gerar esta etiqueta sem a minha intervenção? Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde,
    Comprei um hd externo e não funciona, entrei em contato com o vendedor e ele me passou a garantia mas leva de 15 a 30 dias, não quero o produto posso devolver ou não?

    ResponderExcluir
  36. Equipe mercado livre,
    Gostaria de saber como fica a questão da devolução do produto pelos correios.
    Os encargos referentes ao envio ficarão sob minha responsabilidade?
    Afinal na compra não optei por pagar frete, portanto, não tenho essa responsabilidade agora!
    Muito obrigada!
    Espero numa próxima compra não passar por esse transtorno novamente.
    Atenciosamente,
    Gislaine Klein

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Olá pessoal! Preciso tirar uma dúvida também.
    Comprei uma lava louças pelo Mercado livre e fui pessoalmente buscá-la na casa da vendedora, e quando a testei pela primeira vez em casa, constatei que a mesma veio com defeito. Entrei com reclamação no Mercado Livre, antes de vencer o prazo de 7 dias, e o Mercado Livre intermediou minha reclamação com a vendedora. Recebi uma mensagem do Mercado Livre, dizendo para eu estar devolvendo a lava louças para a vendedora via Correios e mandar o comprovante de envio para eles do Mercado livre, mas o Mercado Livre não me enviou nenhum código ou etiqueta de devolução. Minha dúvida é: Terei que arcar com o custo da devoluçao ou o Mercado livre irá verificar o valor do envio no comprovante de envio ao vendedor que farei e irá me reembolsar? Pois não teve cobrança de envio no ato da compra, pois assim como eu disse, busquei pessoalmente a lava louças na casa da vendedora. Agradeço quem puder me tirar essa dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc faz a postagem por conta própria e anexa a foto do comprovante de postagem na reclamacao que o mercado livre faz o extorno do valor pago

      Excluir
    2. Vc faz a postagem por conta própria e anexa a foto do comprovante de postagem na reclamacao que o mercado livre faz o extorno do valor pago

      Excluir
  39. Bom dia.
    Hoje fiz minha primeira venda no mercado livre. Porem a venda foi de um smartphone importado no valor de 1100 reais, telefone este que ainda vou fzr o pedido. O comprador foi informado q seria assim, inclusive fizemos toda a negociaçao pelo whatsapp, em seguida ele fez o pagamento no mercado livre e ja me qualificou. O dinheiro sera liberado pra mim daqui 21 dias.
    Minha duvida é a seguinte: e se eu fzr o pedido do smartphone e mandar no endereço dele antes que eu retire o valor no mercado pago e ele acionar o ML dizendo que nao recebeu o produto? Dai eu perco o dinheiro e ele ganha um telefone. Me ajudem.

    ResponderExcluir
  40. Estou fazendo um abaixo assinado online para enviar ao Procon - solicitando atendimento SAC por telefone aos clientes Mercado livre (ou seja para nós vendedores!!!!).
    Se conseguirmos mais de 20.000 assinaturas, vamos enviar ao ministério publico também e dessa forma gerar processo.
    ML nao vai ter como escapar.. tem que colocar um SAC.
    A gente paga exposiçao, anuncio premiun... e vai ver o anuncio fica la no fim da fila.
    Link para o abaixo assinado: https://www.change.org/p/funda%C3%A7%C3%A3o-procon-que-o-mercado-livre-tenha-um-telefone-de-sac?recruiter=40527924&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa. Acabei de tomar mais um golpe de comprador safado. O ml nem se quer me deiou questionar e ja liberou a grana para o safado.

      Excluir
  41. https://www.change.org/p/funda%C3%A7%C3%A3o-procon-que-o-mercado-livre-tenha-um-telefone-de-sac?recruiter=40527924&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

    ResponderExcluir
  42. fiz uma compra no mercado livre e eu ia retirar . só que surgiu um problema e pedi para ele me envia por correios via sedex . Depositei a grana do frete na conta do mercadopago dele . Será que se der algum problema nos correios , vou ter suporte do ML ? ou por ter feito sem o mercado envios posso ter problemas ?
    e de quais tipos por estar usando os correios "por fora" ?

    ResponderExcluir
  43. Comprei um produto no mercado livre , veio errado , fizeram a devolução do dinheiro mais o vendedor não me disse que era pra devolver os copos ou em tão deixar o dinheiro lá.

    Depois de 1 mês ele me pediu pra devolvê o dinheiro é agora?

    ResponderExcluir
  44. Fiz uma venda ML e o cliente diz que o produto não era oque ele esperava e iniciou uma reclamação, eu solicitei a devolução do produto, o ML deu o prazo para a cliente até dia 15 para postar no correio, e se ela não postar até o dia 15 oque irá acontecer?

    ResponderExcluir
  45. Boa noite para todos. E quando o frete é por conta do vendedor, teremos que pagar novamente ou esse valor quem paga é o comprador?

    ResponderExcluir
  46. Pode me da uma ajuda pfvr. .....Meu whast 095991391370

    ResponderExcluir
  47. Alguém pode me tira uma duvida.....fiz uma compra no Mercado livre e veio errado agora quero fazer a devolução e não tô conseguindo pq não tá aparecendo as minhas compras alguém. Pode ajudar

    ResponderExcluir
  48. Fiz uma compra no Mercado livre, de uns possíveis arame colorido de aparelho. Antes de fazer a compra perguntei ao vendedor se o arame se encaixaria correto no brequetes ele informou que sim. Quando a compra chegou não deu, abrir a recalamcao oedindo ora fazer a devolução, mais o vendedor disse que só receberia de volta de eu pagasse o frete de volta. O frete da devolução realmente fica por minha conta? Sendo que fiz a reclamação no mesmo dia que recebi

    ResponderExcluir
  49. realmente estou mudando de plataforma. prefiro voltar pra pre historia do olx do que aguentar esse desaforo. como se o comprador do ml fosse grande coisa. cheio de comprador pilantra lá

    ResponderExcluir
  50. também tenho uma duvida. quando o comprador le devolução agilizada e gratis será que ele logo pensa em comprar sem pensar já que nem vai pagar a devolução ? se ainda tem otários que vendem lá eu sinto muito por esses. a plataforma está encolhendo dia a dia. espero sinceramente um dia assistir no jornal que esse lixo de empresa faliu. plataforma cheia de pilantras graças à queda do sistema de reputação. basta um pilantra receber uma venda garantida por cartão de credito e ele fica no verde. logo depois disso começa a dar golpes com anuncios extremamente baratos enviando boleto para as vitimas. e o mercado livre não faz nada já que nem podemos mais denunciar anuncios fraudulentos.

    ResponderExcluir
  51. Boa noite amigos.Vendemos um produto e o comprador devolveu por fora da plataforma...em vez de acionar a devolução ele próprio foi na agência e pagou a postagem. Pior que tá vindo da BA e estamos em SP....o cara pagou absurdos 75,00 de envio. Pelo Mercado Envios ele pagou 28,90 na compra. Acha que devemos reembolsa-lo se questionar muito ? Abraço

    ResponderExcluir