terça-feira, 6 de setembro de 2016

Como Entender Fatura no Mercado Livre?


Esse é o primeiro post sobre faturas que irei escrever. Pretendo lançar uma série de posts explicando como funciona o sistema de fatura no Mercado Livre, a fim de sanar algumas dúvidas bem como mostrar como analisar a fatura de maneira correta no Excel. Neste post vou contar um fato que ocorreu hoje aqui na empresa...

Se você é vendedor do Mercado Livre já teve dor de cabeça pelo menos alguma vez tentando entender as faturas geradas para pagamento mensal. Os lançamentos "obscuros", algumas tarifas que não são cobradas automaticamente enquanto outras são deixadas para serem cobradas na fatura, enfim... o comportamento do sistema não é legal por assim dizer, deixando muitos vendedores com a pulga atrás da orelha, alguns "jurando de pé junto" que alguns valores foram cobrados a mais. Tudo isso se deve a uma coisa: a fatura é confusa sim!


Demora muito tempo para entender os padrões da plataforma e mesmo assim algumas vezes eles conseguem nos surpreender. Hoje(véspera de feriado de 7 de setembro) levei um sustinho com uma fatura que apareceu em meu painel. Até aí tudo bem, isso acontece o tempo todo, pois os lançamentos são feitos a todo momento. A fatura mensal é dinâmica, sendo atualizada sempre até o dia do vencimento. Porém a de hoje estava com data de vencimento para 31 de agosto, ejá havíamos pago aqui na empresa a fatura referente ao referido período.
Entrei em contato com o Mercado Livre e informaram que realmente está acontecendo um "bug" na plataforma, pediram desculpas e prometeram sanar o problema. A questão é que eles sempre nos pressionam para prezar nossa reputação pagando nossas faturas em dia e esse tipo de erro desanima um pouco. O importante é sempre ficar de olho no comportamento do sistema e reportar qualquer coisa que seja, pois se formos "chatos" esses erros tendem a diminuir. 
Logo após o atendimento, que foi feito pelo telefone, recebemos o seguinte email:
------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Olá,
Vimos que há divergências em sua conta ao consultar:
Pagamento que fez para ativar um classificado.
Pagamento de uma fatura.
Fatura gerada automaticamente.
Qualificações que geraram estornos.
Com isso, vimos que:
  • Não vê a confirmação do pagamento ao consultar o histórico em Faturas. 
  • Tem saldo disponível, mas a fatura não é paga. 
  • Não vê a confirmação de pagamento ao baixar Excel da fatura. 

Pedimos desculpas pelo problema e estamos trabalhando para resolvê-lo.

Em breve, entraremos em contato com uma solução.

Atenciosamente,

Atenção ao Cliente
Mercado Livre"
------------------------------------------------------------------------------------------------------
A seguir listo os prints mostrando a instabilidade e a falta de fundamento dessa cobrança, que foi indevida. Para vendedores desatentos esses valores baixos podem trazer um certo prejuízo...










58 comentários:

  1. Olá, o mesmo acontece comigo, eu fazia calculos detalhados mas agora estou sem tempo. Quando chegava fatura até 50 reais, eu pagava e deixava para consultar depois. Só que esse mês veio 400 reais. Entrei em contato, recebi o mesmo e-mail. Você sabe o que significa "Pagamento que fez para ativar um classificado."? Qual solução deram a você? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, boa tarde. Ainda não ouvi falar desse tipo de lançamento. Você entrou em contato com eles sobre isso? Qual o tipo de anúncios você faz?

      Excluir
  2. Sim, porém não obtive essa resposta. Não faço anúncio pago (até pq não tem mais). Escolho clássico ou premium, e olhando rapidamente, tudo foi descontado no automático. Não tem pq essa fatura (e alta!). Falei no chat disseram o aguardar, não deram nem prazo. Sempre desconfio dessas faturas é bom todos os vendedores ficarem de olho!

    ResponderExcluir
  3. A minha veio 1290 reais sendo que todas minhas compras descontao em automatico, no premium e classico vou tentar resolver daqui a algumas horas se não mudar automaticamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago, referente a esta sua fatura de 1290 vc conseguiu reolver, o valor baixou? ... pois eu estou com o mesmo problema veio uma de 950 reais pra mim.

      Excluir
  4. Fiz uma venda,foi descontado todas as tarifas e agora me vem uma fatura com o mesmo valor descontado no ato da venda.Nao tô entendendo nada e se quer tem um é mail pra entrar em contato.Alguem sabe o e mail pra reclamar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente, voce vende, desconta na hora que recebe, ai depois vem uma fatura com os mesmos valores a serem pagos. isso eh realmente cobrado ou é so eles lhe informando que vc deve liberar o valora pra eles?

      Excluir
    2. Estou cm o mesmo problema não tem e-mail e não acho fone

      Excluir
  5. Alguém obteve resposta do MercadoLivre?
    É para pagar ou não a fatura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava matutando aqui e acho que a razão para cobrança dessas faturas é por causa de que: quando o comprador efetua a compra, ele ainda nao "liberou" o dinheiro entende? Se chegamos ao fim do mês e existem vendas que não foram encerradas/qualificadas, os pagamentos das tarifas das mesmas não ficam com o mercadolivre, pois ele "espera" a negociação finalizar, aí temos que pagar a fatura para que ele receba o pagamento. Aí quando o a qualificação é feita, o valor pago é estornado pra nosso saldo MERCADOPAGO. Eu acho que é isso....

      Excluir
    2. aaaaaah boa. acho que eh isso mesmo. eles nao podem realmente ficar com nada antes da transacao encerrar. verdade. entao eles cobram de nos vendedores, antes de isso tudo se encerrar, e so depois de encerrada a transacao é que nosso dinheiro entra e repoe o saldo. so pode ser isso...

      Excluir
  6. Pessoal hoje tive o mesmo problema com meu usuário. Uma cobrança de um pouco mais de 15 reais e usando apenas anúncios premiam e clássico. Não sei com que reclamar. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa que eu não entendo, as tarifas de envio e do produto anunciado ja não são descontadas ???? Tem mais a fatura pra pagar? Qual a vantagem que o vendedor tem nisso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi. conseguiu resolver? mesmo problema tenho....

      Excluir
    2. oi. conseguiu resolver? mesmo problema tenho....

      Excluir
    3. estou com o mesmo problema caso resopova entre em contato cmg

      Excluir
  8. Bom dia, como faço para reclamar? Pois são descontado tudo, echegou uma fatura de 410,00, alguém pode me ajudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi. conseguiu resolver? mesmo problema tenho....

      Excluir
    2. Entre em contanto com eles primeiramente e depois faça uma reclamação no site do reclame aqui.

      Excluir
  9. CHEGOU FATURA PARA MIM TAMBÉM DO MERCADO LIVRE E NÃO DEVO NADA! ELES JÁ DESCONTARAM.

    ResponderExcluir
  10. mesmo problema, eles falan que debo 800 reais de campanha de publicidade, que eu nao estava sabendo. preciso ajuda! que acontece que nao paga?

    ResponderExcluir
  11. Recebi essa fatura tambem... Não sei o motivo pq sempre uso o premium
    Alguem conseguiu descobrir algo?

    ResponderExcluir
  12. Aconselho a entrar no chat e perguntar muito. Pergunte: se eu nao pagar essas faturas, elas serão executadas?

    ResponderExcluir
  13. Aconselho a entrar no chat e perguntar muito. Pergunte: se eu nao pagar essas faturas, elas serão executadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu o mesmo comigo, uma fatura de $900 e como falo pelo chat?, Tento. tento e nao consigo... E com o mercado livre ou com o mercado pago...

      Excluir
  14. pra mim chegou uma fatura de 20,98 vinte reais e nventa e oito centavos

    ResponderExcluir
  15. o que eu faço e tambem tem aqui que eu devo 1.144,00 reais como isso se eu nao comprei

    ResponderExcluir
  16. Como faz para entrar em contato com eles? Estão me cobrando uma fatura de um envio que foi pago pelo comprador.

    ResponderExcluir
  17. chego uma fatura pra mim tbm, de 100 reais eu nao devo nada e estao cobrando o frete pago pelo comprador alguem tem algum contato deles??

    ResponderExcluir
  18. é feito dessa maneira justamente para confundir, assim fica mais fácil enganar e roubar dinheiro, só pode!!! Vire e meche some dinheiro disponível sem ter compra, fatura ou movimentação na conta do mercado pago.

    ResponderExcluir
  19. Também estou com 700,00 de fatura para pagar, mas ja paguei todos os custos no momento das vendas.
    Não consigo entrar em contato com eles, no site não tem email nem telefone. Alguem tem o contato deles para me passar?
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! amigo nesse caso faça a reclamação no site reclame aqui.

      Excluir
    2. eles nao respondem por la. mas mesmo assim acabei de reclamar por la.

      Excluir
  20. Olá. Chegou uma fatura também para mim. Pelo que entendi, eles enviam a fatura mesmo já sendo descontado no ato da compra. Quando entro no histórico da fatura, aparece "pao", ou seja, já paguei a fatura e mesmo assim eles enviam. Eu irei desconsiderar a fatura, tendo em vista que já paguei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contanto com eles primeiramente se não resolverem faça uma reclamação no site do reclame aqui.

      Excluir
  21. Tive o mesmo problema e me cobraram 88,10 de fatura e sem descrições e para entrar em contato com eles basta acessar o site: www.mercadolivre.com.br e no canto superior direito clicar em "Contato", em seguida "Configuração da minha conta", depois "Modificar os meus dados" e depois "Modificar o meu nome e/ou sobrenome", e depois "Solicitar modificação de nome e/ou sobrenome".. nesta etapa vai aparecer os campos de alteração dos seus dados. Não alterem nada!
    Apenas fique atualizando o navegador com a tecla F5 ou no botão atualizar do seu navegador tendo disponibilidade vai aparecer algumas opções de contato para sua escolha daí em diante é com você, eu selecionei o campo chat e exatamente as 08:07h e fui atendido rapidamente. Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa fiz isso e consegui falar com eles. Obrigada mesmo.
      E me avisaram que é uma instabilidade do site. Posso ficar tranquila.

      Excluir
    2. Segui os passos e deu certo, eles me ligaram e disseram que todas as taxas já foram descontadas e que está ocorrendo uma atualização no sistema, caso ainda conste a fatura até o dia do vencimento eu devo retornar o ctt...

      Excluir
  22. Mas como entrar em contato? não encontro canal!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Boa tarde!
    Em todas as vendas que faço, do total das minhas vendas são descontados 16% do mercado Livre (Anúncio Premium) mais o frete pago por mim ou pelo comprador, resumindo eu só recebo o liquido.
    Agora eu pergunto: Por quê uma fatura é gerada para mim??
    Não devo nada!!

    ResponderExcluir
  24. Como vocês conseguem entrar no chat, ou ligar, me passem o numero, pq estou enlouquecendo também com essas faturas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final da pagina do mercado livre tem um menu contato, depois entra em vendedor, dai vc desce ate o final da pagina denovo e vai ta lah a opção de chat

      Excluir
    2. Olá Gleiton blz?? não encontrei o chat,entro no menu contato e só aparece aquelas perguntas prontas

      Excluir
  25. Veio 550 pra mim, entrei em contato com eles e disseram que erra problema com o sistema que ate a data de vendimento iria constar paga.

    ResponderExcluir
  26. façam contato por aqui........Aprenda Como entrar em Contato com o Mercado Livre.
    PRIMEIRO MÉTODO :
    ►http://contato.mercadolivre.com.br/aj...

    SEGUNDO MÉTODO :
    ► http://contato.mercadolivre.com.br/va...

    Aprenda Como Rastrear seus Produtos no Mercado Livre.
    ►https://www.youtube.com/watch?v=N5hDg...

    Inscreva-se no Canal
    ►https://www.youtube.com/c/Descomplica...

    Compartilhe o Vídeo
    ►https://www.youtube.com/watch?v=Hyj7V...
    MOSTRAR MAIS

    ResponderExcluir
  27. Efetuei duas vendas e eles descontaram no valor recebido o frete do cliente pelo mercado de envios, agora chegou uma fatura me cobrando os mesmos valores, do meu valor liquido, acabou que paguei pensando sem alguma compra pendente e não era, era os valores de envios que eles ja tinha cobrado e recebido do comprador conforme costa no extrato, não consigo fazer contato com o Mercado Livre, só aquelas perguntas formuladas por eles que não ajudam. existe algum e-mail para contato?

    ResponderExcluir
  28. bom dia amigos,minha conta do mercado livre foi bloqueada,eu tinha dinheiro disponivel para retirar,porem no dia que eu ia fazer o saque a conta foi bloqueada.ja faz mais de 90 dias e eu nao achei nem um numero ou e-mail que eu possa entrar em contato com o mercado livre para resolver esse problema,se alguem tiver alguma forma de entrar em contato,agradeço se pode me informa.

    ResponderExcluir
  29. tem que exigir no procon para que o (sac) de atendimento fique mais explicito na tela principal, esta na lei, se todos reclamarem no procon ou no reclame aqui eles são obrigados a deixar os contatos mais a vista dos usuarios.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Agora mesmo chegou uma fatura de mais ou menos 260.00 de mercado envio sobre 6 vendas pra mim pagar sendo que no momento da venda já foi descontado todas tarifas

    ResponderExcluir
  32. pra mim a mesma coisa o frete já foi descontado e me cobraram novamente porém consta saldo positivo para a próxima fatura.

    ResponderExcluir
  33. acho que foi um erro do mercado livre pois agora já não consta mais fatura pendente.

    ResponderExcluir
  34. Estou usando a plataforma tem pouco tempo e não consegui entender a fatura que recebi, as poucas vendas que fiz o frete era por conta do comprador e a tarifa já foi descontada do valor total , ai recebi uma fatura com o total para pagar e no detalhamento consta como pré-pago? não entendi... essa fatura seria só de praxe , mas não teria que pagar? pois , o comprador que arcou com o frete?

    ResponderExcluir
  35. falei com eles na data de hoje, e o que me explicaram é que é um erro pois ja foi descontado antes de eu receber e era para desconsiderar que no dia do vencimento este debito some. Entao agora irei aguardar para ver isso

    ResponderExcluir
  36. Estou também com esse problema tenho uma fatura de 88 reais, alguém sabe me informar se consigo receber minhas vendas com essa fatura vencida, no caso transferir pra minha conta corrente

    ResponderExcluir
  37. o ML está aplicando golpes na tal fatura vencida, em janeiro desse ano tive duas fatura vencidas dia 16/01 e outra no dia 17/01 e o pior eles debitaram automático no ML sem estar habilitado, bem dessa vez aconteceu novamente em dezembro e eu reclamei no inicio era apenas R$4,14 eles reconheceram o erro se desculparam e estornaram, mas logo em seguida já apareceu no sistema novamente fatura vencida no valor em dobro R$8,28. reclamei novamente e demoram bem mais para responder, ontem dia 28/12 reconheceram o erro se desculparam e estornaram, para minha surpresa tá la novamente, fatura vencida no valor em dobro agora R$16,56 e já foi debitada novamente automático sem estar habilitado, prestem atenção nessas épocas de grandes festas que o ML está aplicando golpes

    ResponderExcluir