sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Compras Internacionais - A fama de Curitiba



Todos que compram em sites internarcionais, principalmente em sites chineses como o AliExpress, tem um conceito formado sobre prazos e confiabilidade na entrega. Parte desse mito vem do tão temido Centro de Tratamento de Curitiba dos Correios. Vamos entender melhor como funciona o fluxo postal da sua compra internacional para tentar quebrar esse mito e escolher melhor as formas de entrega no momento da compra.


Chegando ao Brasil, se utilizados os serviços postais oficiais, os pacotes são distribuídos em três Centros de Tratamento Internacionais do Correios, que organiza e disponibiliza toda a carga para inspeção da Receita Federal. Os centros estão localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Além dos Correios e da Receita, também atuam nestes locais outros órgãos de controle, como a Anvisa, o Exército, a Vigiagro e a Polícia Federal.

Cada um destes centros é especializado em uma modalidade de serviço postal. Para São Paulo, são destinadas as encomendas EMS*, que, após nacionalização, ou seja, quando o produto já está liberado para entrega pelos Correios, são enviadas via Sedex. O Rio de Janeiro recebe as chamadas Colis Postaux, já uma modalidade econômica, mas geralmente destinada a cargas mais pesadas, de 5 a 10 kg.

É em Curitiba que o grande volume de compras chega, com as Pequenas Encomendas Registradas e Simples. São pacotes pequenos, com 200g a 300g, mas em quantidades enormes. Diariamente, são cerca de 200 mil pacotes. Isso explica, em parte, porque a capital paranaense tem recebido a fama de ser onde as compras internacionais ficam paradas.

“Uma parcela da população acaba culpando os Correios, porque quando vai rastrear a mercadoria vê que está em Curitiba. Mas na verdade o que acontece é que como o tipo de frete contratado não oferece rastreamento de ponta a ponta, só temos como informar quando chega ao Brasil, no caso em Curitiba, e quando chega ao destino final”, explica Lemuel Costa e Silva, chefe do Departamento de Encomendas e E-Commerce dos Correios.

A chefe da Inspetoria da Receita Federal em Curitiba, Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz, exemplifica: uma remessa destinada ao Acre, por exemplo, será recebida no Brasil por Curitiba, momento no qual terá registro no sistema de rastreamento, mas precisará viajar por todo o país para só então ter o próximo movimento registrado no sistema, no momento da entrega. “As remessas recebidas em Curitiba são tratadas pela Receita normalmente no mesmo dia ou no dia seguinte. Quando uma consulta ao site dos correios indica que a remessa ainda está na fase de tratamento em Curitiba, o mais provável é que já tenha saído há muito tempo de lá e esteja dentro do fluxo postal normal de entregas do Correios”, esclarece.

* Express Mail Service (EMS), serviço dos Correios que seria a forma expressa de entrega, parecida com o Sedex, com a possibilidade de rastreamento e prioridade de entrega para documentos e mercadorias de até 30 kg . O serviço, no entanto, custa mais caro e nem sempre está disponível nos sites dos vendedores.

3 comentários: